Festa Cultural reforçou as manifestações e expressões populares regional

Publicado em: 24/08/2016 09:16 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Jean Lunardi

Durante as duas noites a Festa Cultural atingiu marcas significativas, a presença da população sapucaiense e badeña e a diversidade cultural que emana das duas cidades irmãs e que se funde em uma mistura que deixa qualquer um orgulhoso.
As diversas danças apresentadas, entre elas as quadrilhas, a rancheira e as danças paraguaia reforçam a influência de diversas culturas em nosso município.
Certamente por sermos cidades gêmeas a cultura paraguaia se sobressai e contribui para a formação do nosso povo, a proximidade faz com que características daquela gente sejam vistas no jeito de se vestir, falar e viver de nossa gente.
Desde o tereré até a sopa paraguaia reafirmam essa rica herança de nossos 'hermanos'. A polca e o chamamé se misturaram ao estilo sertanejo e a animação de Julio e Jackcely, Luciano Insaurralde e Reginaldo e Francis Marques e Danilo fizeram o público dançar e cantar durante as duas noites.
“Através desta festa cultural sugerimos o resgate da tradição que estava adormecida, a presença da população demonstrou que eventos como este devem ser valorizados”. Explicou a prefeita municipal Nilceia Alves de Souza.
E quando se fala de cultura não se pode deixar de lado a comida. Muitas vezes pouco notamos, porém, muito mais que consumo, aquilo que nos alimenta também conduz emoções, aprendizado social, evocação de memórias e pertencimentos. Maça do amor, pastel frito na hora, bolos, doces, cachorro quente e o tradicional quentão fartaram o público.
“É fato que o lugar onde crescemos e as pessoas com quem convivemos vão aos poucos construindo um material cultural, e com isso conseguimos demostrar nesta primeira edição da festa cultural”. Reiterou a secretária de educação e cultura Roseni Martins Freitas.
O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de Agosto em frente ao Ginásio Rachidão e contou com a participação das escolas municipais Mauricio Rodrigues de Paula, Ruy Espíndola e Fernando de Souza Romanini, escolas estaduais Eneil Vargas e Coronel Sapucaia, Centro Educativo Pingo de Gente, APAE, Escola de Dança de Capitán Bado e os Centros de Educação Infantil Mundo Encantado e Crescer e Aprender.