Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

 

Atendimento: Segunda a Sexta, das 7:00hs às 13:00hs

Junta de Serviço Militar

A Prefeitura Municipal emparceria com a Junta de Serviço Militar disponibiliza um espaço para o cidadãotirar suas dúvidas quanto ao alistamento militar.

O atendimento acontece das 07:30has 11:30h de segunda a sexta-feira no Paço Municipal.


O serviço militar consiste noexercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas(Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos osencargos com a Defesa Nacional.


O alistamento deve ser realizadopor todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 30de abril do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de ServiçoMilitar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exteriordeverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.
Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS) o cidadão poderáser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, em umaOrganização Militar da Ativa, ser matriculado Órgão de Formação de Oficiais daReserva (CPOR/NPOR) caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ªsérie do Ensino Médio ou em um Tiro-de-Guerra.

A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo,encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadasao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.


Ao término da seleção realizadapela Comissão de Seleção (CS) a qual destina-se a avaliar os alistados para oServiço Militar Inicial, quanto aos aspectos físico, cultural, psicológico emoral, o jovem considerado apto é designado para a prestação do Serviço Militarem Organizações Militares da Ativa. Na Organização Militar deverá permanecerpor um período de 10 (dez) meses, o qual é subdividido em Período Básico eQualificação participando de atividades específicas das Forças Armadas, podendopermanecer por até 7 anos engajado, conforme a disponibilidade de vagas.
Outra forma de prestar o serviço militar é por meio dos Tiros-de-Guerra (TG) -órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas nãoincorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militarinicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocadosrecebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No Tiro-de-Guerra, oAtirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando deatividades específicas das Forças Armadas, ao término do período o referidomilitar é licenciado das fileiras do Exército.

Imagens


Clique na imagem para ampliar