Previ Sapucaia concede sua primeira aposentadoria

Publicado em: 13/05/2016 10:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Jean Lunardi

O dia 13 maio de 2016 entrou para história da administração Municipal. Foi a data em que o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Coronel Sapucaia – Previ Sapucaia, entregou a primeira aposentadoria integral a servidora pública municipal Sherley Aparecida Rodrigues, através do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Tal iniciativa só foi possível graças ao empenho da prefeita Nilceia Alves de Souza, juntamente com levantamento de informações e conclusão dos trabalhos para que o Legislativo Municipal aprovasse, no dia 29 de setembro 2015, o projeto de lei Nº 049/2015, que criou Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que criou o Previ Sapucaia, permitindo maiores benefícios aos servidores efetivos da Prefeitura e Municipal.
Para a prefeita Nilceia este momento foi possível graças ao empenho da equipe que tem se destacado no atendimento ao servidor público.
Segundo a servidora aposentada Sherley foram 26 anos de experiências, ensinando e aprendendo. “Agradeço aos administradores, diretores, professores, colegas e em especial aos alunos com os quais trabalhei... foram momentos inesquecíveis.”

Nova realidade para servidores públicos municipais, o RPPS entrou para a história da Administração Municipal

Com a implantação do RPPS, além de todos os benéficos garantidos pelo INSS, os benefícios dos servidores públicos municipais são claramente mais vantajosos do que aqueles conceitos pelo RGPS (Regime Geral de Previdência Social). Podemos destacar a Paridade, que é a garantia que o servidor aposentado tem de acompanhar a evolução salarial dos servidores ativos, se houver reajuste salarial para os servidores ativos, o servidor aposentado recebe o mesmo reajuste. Outro benefício exclusivo dos servidores vinculados ao RPPS é a Aposentadoria Integral, que é a garantia que o servidor tem de continuar recebendo os mesmos vencimentos de seu cargo enquanto ainda em exercício. Além disso, podemos afirmar que a burocracia diminuiu, pois, o acesso á informação por parte dos servidores está mais fácil por estar instalada no próprio município, destacou ainda que a parceria entre o Instituto e o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, está contribuindo com agilidade em todos os processos, pela facilidade de acesso e comunicação entre setores. De acordo com a presidente do Instituto, Rosangela Cavazzani Luca, além desta primeira aposentadoria, o Instituto de Previdência Social já atendeu 14 servidores com outros benefícios como auxílio-doença e licença-gestante. Rosangela explicou ainda que está em andamento o processo de mais 05 pessoas que já apresentaram a certidão de tempo de serviço do INSS e serão os próximos a receber as aposentadorias.