Prefeitura e parceiros realizam Ação Saberes Indígenas na Escola Indígena

Publicado em: 10/06/2016 13:14 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Educação | Autor: Jean Lunardi/Nidia Sanabria

Na sexta-feira, 10 de Junho de 2016, realizou-se um dos últimos encontros de Formação “Saberes Indígenas na Escola”, ação que se encontra no Pacto pela Alfabetização, coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), juntamente com os pólos IES/MS (UFGD, UEMS e UCDB). Através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/ SEMEC, com o apoio da Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza e vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa, a gestão Construindo um Novo Tempo, vem investindo na Educação Escolar Indígena com o objetivo de apoiar os professores indígenas no aprimoramento das atividades didático-pedagógicas realizadas em sala de aula, assim como a produção de materiais didáticos e paradidáticos bilíngue que esta em fase de publicação, com a presença da Professora Drª Adir Casaro Nascimento coordenadora do Núcleo UCDB, Prof. Supervisor Carlos Magno Naglis, Prof. Formador Arnulfo Morinigo Cabalhero, Prof. Marcelo Casaro, a Profª Coordenadora da Ação representante do município Nídia Sanabria de Oliveira, juntamente com a Secretária de Educação Roseni Martins Freitas e professores cursistas, estiveram reunidos para analisar os passos finais da publicação de um livro sobre o calendário indígena, que hoje depois de toda a pesquisa realizada na comunidade se encontra fase de acabamento e em breve será publicado.
Este será o segundo livro escrito em Coronel Sapucaia e publicado para todo o Brasil sendo um marco histórico e cultural.
O título ainda está sendo discutido e o conteúdo deverá ser editado e impresso em alguns meses.
O livro foi escrito por vários professores das escolas municipais indígenas de Coronel Sapucaia através de um estudo de dois anos que irá retratar o calendário indígena da comunidade local.
"É de suma importância essa publicação do livro para a Educação Escolar Indígena, que é um registro da história da cultura indígena". Ponderou a secretária Roseni.
A prefeita Nilceia reiterou o compromisso da administração com a Educação e Cultura no município: "Nesta gestão pautamos no investimento na educação de nosso município, dando importantes passos para alavancar e levar a qualidades de nosso município".