Em dois anos de administração Prefeita Nilceia paga mais de R$ 1,7 milhões de dívidas deixadas por outras gestões

Publicado em: 15/01/2015 10:22

Em meio as constantes reduções dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço) a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia vive a obrigatoriedade de pagar precatórios e dívidas trabalhistas deixadas por outros gestores. Em 24 meses de administração frente ao município a prefeita municipal Nilcéia Alves de Souza (PR) teve que tirar dos cofres públicos R$ 1.773.877,81 (Um milhão setecentos e setenta três mil oitocentos e setenta e sete reais e oitenta e um centavos) para quitar dívidas, como por exemplo, dos “superpostes” da avenida principal da cidade, ação esta que vem se arrastando pela justiça desde os anos 90. O valor alto que se paga em dívidas deixadas pelos ex-prefeitos que ficaram a frente do Poder Executivo nos últimos 26 anos dificulta ações que poderiam ser oferecidas a população sapucaiense. Deixando de lado as dívidas trabalhistas, que são de funcionários e ex-funcionários que trabalhavam para a prefeitura, o valor pago em precatórios é de quase R$ 1,5 milhões. “Com estes valores poderíamos ter investido em melhorias na educação, saúde, assistência social e no lazer”. Explica a prefeita. Ao findar o mandado em 2016 a Secretaria Municipal de Finanças calcula que o Executivo Municipal deverá ter pagado aproximadamente R$ 3,5 milhões de dívidas, restando mais de R$ 12 milhões, perdurando por várias novas gestões.