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Cel Sapucaia realizou o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Publicado em: 09/12/2014 13:04

 

Nos dias 04 e 05 de dezembro de 2014 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou o Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde os professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de apresentar para autoridades e toda comunidade os trabalhos desenvolvidos em sala de aula nas disciplinas de matemática e linguagem na alfabetização. Estiveram presentes na abertura do evento a Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza, a vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Helena de Souza, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Suely Marlene Alves Torquetti, a diretora da Educação Especial, Roseni Martins Freitas, a Professora Mestre Luciene Cléa da Silva e Formadora do PNAIC pela UFMS (palestrante), a professora Kesia Carolina Ramires Neves também palestrante, a diretora da Escola Municipal Ruy Espíndola, Leila Maria Gonzatto, o Coordenador local do PNAIC, Roberto Vieira de Oliveira, as Orientadoras de Estudos, Rute de Souza e Tereza Mesa Barreto e o Supervisor de gestão escolar Reginaldo Alencar Arnat, todos prestigiando o evento com sua presença. Com a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino tivemos várias apresentações culturais e também da banda municipal sobre o comando do professor Luciano Insaurralde Escobar onde o próprio também nos brindou com algumas apresentações próprias. Entendendo o Pacto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Alfabetização Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: 1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Agradecimentos: • Direção, coordenação, professores e alunos das Escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino que nos brindaram com excelentes apresentações; • A equipe da SEMEC pelo apoio e companheirismo no evento; • Ao senhor Jean Lunardi pela excelente condução do cerimonial; • A senhorita Josilaine Aparecida Rodrigues da Silva pela elaboração dos convites e também da programação e claro pelo registro do evento;