PROERD e Prefeitura formam mais 131 alunos

Publicado em: 08/10/2014 13:21

A prefeita Nilceia Alves de Souza (PR), e sua vice-prefeita professora Sandra Luiza Barbosa (PT), participaram da formatura da 2ª turma do Proerd 2014, na qual formou 131 alunos das Escolas Municipais Ruy Espindola, Fernando de Souza Romanini e Mauricio Rodrigues de Paula. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), aplicado em parceria pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Coronel Sapucaia-MS, Programa este ministrado nas escolas Fernando de Souza Romanini, Ruy Espíndola e Mauricio Rodrigues de Paula pela SD Dayse Anne da Polícia Militar de Coronel Sapucaia - Instrutora do Proerd. “O PROERD é um programa que visa a valorização pessoal do aluno e busca estimular a autoestima utilizando técnicas que ensinam os alunos a resistir às drogas, as pressões dos grupos, atos violentos e o cultivo de uma vida saudável.” Explica a instrutora Dayse Anne Toledo Barbier. A prefeita Nilceia ressaltou “O Proerd é um programa importante para o desenvolvimento de nossas crianças, pois faz com que elas conheçam o mal causado pelas drogas. Todo conhecimento adquirido durante as aulas faz com que, além de evitar às drogas, os alunos transmitam o aprendizado entre família, amigos e vizinhos. Visto a importância do Proerd para nossas crianças pretendo dar continuidade a esse belíssimo trabalho desenvolvido pela SD PM Deyse Anne”. Finalizou a prefeita Também estiveram presentes na cerimonial de formatura as diretoras das Escolas Municipais Fernando Romanini, Stª. Karen Beatriz Lechuga Vilhalba, escola Ruy Espindola, Leila Maria Gonzatto, escola Mauricio Rodrigues, Srª Simone do Santos Lima Pinto, o Sargento Geraldo a vereadora Claudia Ferreira Maciel o Comandante do 3º Pelotão de Coronel Sapucaia, Marcos Pereira dos Santos. O Proerd na escola tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. Nas aulas a instrutora contra com a colaboração e acompanhamento dos professores. O programa tem um material de apoio (livro do estudante), composto de 11 lições que abordam fatos e conseqüências maléficas do uso de várias drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da autoestima, técnicas de identificação e prevenção do bullying, tomada de decisão, valorização à vida e conversas em família. Desta forma encerramos nosso trabalho com a 12ª lição, que é esta formatura.