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Cel. Sapucaia realiza “Formação Continuada da Rede Saberes Indígenas”


Publicado em: 28/07/2014 11:30

 

Nos dias 24 e 25 de julho de 2014, realizou-se a “Formação Continuada da Rede Saberes Indígenas na escola” (UFMS, UCDB, UFGD e UEMS) na Escola Municipal Ñande Reko Arandu na Aldeia Taquapery no município de Coronel Sapucaia, com o apoio da Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza e vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa, onde a gestão Construindo um Novo Tempo, vem investindo nos profissionais da educação indígena para que venha se retribuir em sala de aula, oferecendo assim uma educação de qualidade para nossos alunos Indígenas. Esteve presente a Palestrante Professora Judite Gonçalves de Albuquerque/UNEMAT Mestrado (1995) em Educação pela UFMT e Doutorado(2007) em Linguística, pela UNICAMP. Tem experiência na formação de professores indígenas com ênfase em Análise de Discurso, atuando nos seguintes temas: educação indígena, formação de professores, ensino com pesquisa, análise de discurso. Presta consultoria à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro-FOIRN. É membro do Grupo de Pesquisa "Vozes da cidade", participa do Núcleo de Estudos Contemporâneo – NEC/UFMT/Cuiabá, coordena o projeto "Abanheém" e integra o Projeto "Linguagem Transfronteira: Mato Grosso e Bolívia" e Rede Saberes Indígenas, que ministrou a capacitação sobre as Múltiplas entradas para o conhecimento nos sistemas abertos de educação, juntamente com o Professor Carlos Magno Naglis do Núcleo da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, a Secretária de Educação e Cultura Helena de Souza e a Coordenadora Pedagógica Indígena da SEMEC Nídia Sanabria de Oliveira. Participaram do evento o diretor da Escola Municipal Ñande Reko Arandu o professor Enoque Batista, os coordenadores pedagógicos e os professores da unidade escolar indígena do Município de Coronel Sapucaia. A ação Rede Saberes Indígenas na Escola, visa promover a formação continuada de professores indígenas, que priorize a produção de material didático e a alfabetização em língua materna, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos a partir dos eixos: Letramento em Língua Indígena; Letramento em Língua Portuguesa como língua materna; Conhecimentos Indígenas e Artes Verbais. As ações fundamentadas de fato com diálogos intra e intercultural, abrindo espaço em todos os sentidos possíveis para uma educação escolar indígena alternativa capaz de atender às demandas de valorização dos saberes indígenas nos currículos escolares.