Publicado em: 24/07/2014 14:04
Feriado é em homenagem a cidade vizinha que comemora 100 anos de criação.
A prefeita Nilcéia Alves de Souza (PR) decretou feriado municipal em Coronel Sapucaia nesta sexta-feira, dia 25 de julho.
O motivo, segundo a chefe do Executivo Municipal local, é homenagear o município vizinho de Capitán Bado que nesta sexta-feira, 25, comemora 100 anos de criação.
Capitán Bado
Com uma população estimada de 18 mil habitantes, segundo a Wikipédia, e situado a 426 quilômetros da capital paraguaia, Assunção, o município se chamava inicialmente de Ñu-Verá.
O nome Capitán Bado veio posteriormente em homenagem a José Matias Bado, um capitão que combateu e foi declarado herói durante a Guerra do Paraguai.
Capitán Bado tem a base de sua economia fundamentada no agronegócio e é apontado como o maior produtor de grãos do Paraguai.
Atualmente o município vive um momento de grande expectativa de também se tornar um potencial turístico, principalmente para o turismo de compras, como as cidades fronteiriças de Pedro Juan Caballero e de Salto Del Guairá, tendo em vista a pavimentação dos cerca de 140 quilômetros ligando a cidade de Capitan Bado a Santa Rosa, na região central do país.
Para as autoridades e a classe empresarial a pavimentação da rodovia, cujas obras já estão em execução, vai baratear os custos, principalmente com os frente, fazendo as mercadorias chegarem com custos menores, feito que conseqüentemente vai possibilitar as condição de concorrência com as cidades já citadas pelo marcado turístico oriundo do Brasil.
Atualmente a cidade já passa por um notório processo de desenvolvimento, com os comerciantes locais investindo na melhoria de seus estabelecimentos e a chegada de novos investidores.
A programação em torno dos 100 anos de Capitán Bado começou na segunda-feira, dia 21 e se estenderá até o domingo, dia 27 de julho.
Veja a programação completa dos 100 anos de Capitán Bado
Quinta-feira 24 de julho
18h- Inauguração da exposição de fotografias. "Nossas raízes" e "O Rosto Lindo da Minha Cidade."
19h- Missa de Ação Graça, véspera solene aos 100 anos da cidade de Capitan Bado, presidida pelo Bispo de Concepción e Amambay Monsenhor Miguel Angel Cabello na Igreja São José.
Sexta-feira- dia 25 de julho
0h- Leitura do Decreto n º. 87 de 25 de julho de 1914, seguido por fogos de artifício e uma serenata para a cidade de Capitan Bado por uma Banda de Música.
7h- Oferenda de coroa de Laureles ao busto de Capitão José Matias Bado na praça que leva seu nome.
8h-Diana Mbaja na praça Capitão José Matias Bado e mateada.
8h30-Solene TE DEUM presidida pelo Bispo Monsenhor Miguel Angel Cabello no Palco Oficial.
8h45- Início do Desfile Estudantil Cívico Militar na Rua Palma
17h- Lançamento do livro "História de Capitán Bado" do autor advogado Justino Cristaldo no Palacete Municipal.
18h- Festival artístico no Palacete Municipal.
Sábado- dia 26 de julho
9h- Competição de JEEP CROSS na pista da Associação Bado Moto Clube da Colônia Mariscal López 2 ª Secção.
22h- Festa de Gala, eleição da Miss Capitán Bado com a atuação dos grupos "Los Ojeda", "Pachecumbia" e "Los Divinos" no Palacete Municipal.
Domingo- ia 27 de julho
9h- Competição de VELOCROSS na pista da Associação Bado Moto Clube na Colônia Mariscal López 2 ª Secção
Vilson Nascimento
Fonte: A Gazeta News