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Cel. Sapucaia sedia “Formação Continuada – Rede Saberes indígenas na Escola”


Publicado em: 19/05/2014 11:15

 

Nos dias 16 e 17 de maio de 2014, realizou-se a “Formação Continuada – da Rede Saberes Indígenas na Escola” (UFMS, UCDB, UFGD e UEMS) na Escola Municipal Ñande Reko Arandu na Aldeia Taquapery no município de Coronel Sapucaia, com o apoio da Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza (PR) e vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa (PT), onde a gestão Construindo um Novo Tempo, vem investindo nos profissionais da educação indígena para que venha se retribuir em sala de aula, oferecendo assim uma educação de qualidade para nossos alunos Indígenas. Esteve presente a Palestrante Professora Eunice Dias de Paula, graduado em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação que ministrou a capacitação com várias oficinas de alfabetização em Língua Guarani, juntamente com a Professora Adir Casaro Nascimento e o Professor Carlos Magno Naglis do Núcleo da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, a Secretária de Educação e Cultura Helena de Souza e a Coordenadora Pedagógica Indígena da SEMEC Nídia Sanabria de Oliveira. Participaram do evento o diretor da Escola Municipal Ñande Reko Arandu o professor Enoque Batista, os coordenadores pedagógicos e os professores da unidade escolar indígena do Município de Coronel Sapucaia, Japorã, Amambai e Dourados que realizaram estudos e debates com a orientação da professora Eunice Dias de Paula, portanto foi de suma importância para a melhoria da qualidade de ensino na Escola Indígena. A Ação Rede Saberes Indígenas na Escola, visa promover a formação continuada de professores indígenas, que priorize a produção de material didático e a alfabetização em língua materna, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos a partir dos eixos: Letramento em Língua Indígena; Letramento em Língua Portuguesa como língua materna; Conhecimentos Indígenas e Artes Verbais. A açãofundamentados de fato com diálogos intra e intercultural, abrindo espaçoem todos os sentidos possíveis para uma educação escolar indígena alternativa capaz de atender às demandas de valorização dos saberes indígenas nos currículos escolares.