A prefeitura de Coronel Sapucaia aderiu ao programa Qualifar-SUS

Publicado em: 24/02/2014 09:51

A farmacêutica Liliam Paula e o secretário de Saúde Pública Eleonor de Jesus Ximenes receberam na farmácia Municipal a visita da senhora Marcia Saldanha, apoiadora QualiSUS- Rede do Ministério da Saúde, que na oportunidade orientou sobre o Programa QualifarSUS, que beneficiará a farmácia Municipal de Coronel Sapucaia, com R$ 24.000,00 anual para compra de materiais de consumo, pagamento de água, luz entre outros. De inicio serão R$ 11.000,00 para aquisição de 2 computadores, 1 geladeira, 3 ar condicionado e uma bebedouro para oferecer um atendimento de qualidade para a população sapucaiense. Entre os benefícios que o Qualifar-SUS traz, está o estímulo à implantação, nos municípios participantes, do sistema HÓRUS, software desenvolvido pelo próprio Ministério da Saúde usado na gestão do fluxo de medicamentos e insumos, e que permite o controle de estoque, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos, entre outras vantagens. O Qualifar-SUS é dividido em quatro eixos: estrutura, informação, educação e cuidado. Na primeira fase, o eixo estrutura destina o recurso aos municípios habilitados para a aquisição de mobiliários e equipamentos necessários para estruturação das Centrais de Abastecimento Farmacêutico e das Farmácias no âmbito da Atenção Básica. Para ampliar a base nacional de dados e ações da assistência farmacêutica, os municípios estão recebendo apoio técnico para implementar as ações e utilizar as ferramentas de monitoramento.