Secretaria de Educação realizou Encontro dos Professores Guarani e Kaiowá

Publicado em: 02/12/2013 16:56

Nos dias 23 a 25 de novembro ocorreu a Aldeia Taquaperi o 19º Encontro dos Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá com o tema “SEM TEKOHA NÃO HÁ ESCOLA INDÍGENA”. O evento foi realizado na Escola Municipal Ñande Reko Arandu, com o apoio da Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza e vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa. “Nossa gestão vem investindo nos profissionais da educação indígena para que venha se retribuir em sala de aula, oferecendo assim uma educação de qualidade para nossos alunos Indígenas.” Explicou Nilcéia. Para a secretária de educação Roseni Martins o Encontro dos Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá foi de suma importância para a Educação Indígena: “É um encontro que acontece anualmente e o município de Coronel Sapucaia pode oferecer e apoiar esse evento que vai fortalecer e aprimorar a formação dos nossos educadores indígenas.” Estiveram presentes nesse evento o professor da UFGD e aluno de mestrado Eliel Benites, Dr. Neimar Machado de Souza professor da UCDB, sr. Geraldo Carlo do Movimento dos professores Guarani e Kaiowá do município de Amambai, professor da Escola Indígena do município de Laguna Caarapã Rosenildo Barbosa, Antropólogo Levi Dias do município de Dourados, Presidente do Movimento Indigenista Srª. Teodora Souza, Palestrante tradicional do Guarani e Kaiowá do município de Bela Vista Sr. Jorge Gomes, Sr. José Eloy e o diretor e palestrante Sr. Enoque Batista do município de Coronel Sapucaia, juntamente com a Secretária de Educação Roseni Martins Freitas e a Coordenadora Pedagógica Indígena Nídia Sanabria de Oliveira. Participaram ainda do evento o Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia Carlos Magno Fernandes , a vereadora Claudia Ferreira Maciel e professores, coordenadores pedagógicos e funcionários administrativos da escola Ñande Reko Arandu e extensões Olinda Camilo e Fernandes Martins.