REESTRUTURAÇÃO DO COMPDEC DE CORONEL SAPUCAIA.

Publicado em: 04/11/2013 17:17

No dia 25 de setembro as 8h30min, na sala de reuniões nas dependências da Prefeitura Municipal, realizou-se a reunião para a Reestruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil – COMPDEC e Conselho. Foi Deliberado pelo Decreto sob nº 104/2013, de 12 de setembro de 2013, assinado pela Exmª Prefeita Municipal Nilceia Alves de Souza, para exercer o cargo de Coordenadora Municipal de Proteção de Defesa Civil – COMPDEC, a Srª Leniel Balbuena Faria de Sá, psicopedagoga, servidora Público concursada na área social. E para exercer o cargo de Técnica Administrativa, Cristiane Matias Tavares, servidora Pública, concursada como auxiliar administrativo e como Técnico Operativo o Srº José Maciel, servidor Público concursado na área de Desenvolvimento e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia. Paracompor o Conselho da COMPEC, os respectivos conselheiros representantes; Governamental: Gabinete da Prefeita - Jean Lunardi, chefe de Gabinete, membro Titular, membro Suplente Sandra Luiza Barbosa;Secretaria de Assistência Social – Edna Selma Fernandes de Assis, membro Titular e Fabio Viana membro Suplente; Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura – Fabiana Santos Silva, membro Titular e Eder Alberto Arevalo membro Suplente; Secretaria Municipal de Saúde – Eriberto Perroni Soares, membro Titular e Luana Aparecida Ovando Morel membro suplente; Secretaria de Educação e Cultura – Cleide Garcia, membro Titular e Leila Maria Gonzatto membro suplente; Representantes: Ordem dos Advogados do Brasil (O.A.B) - Drº Flávio Alves de Jesus, membro Titular e Drº Udieslley Franklin de Assis Ximenes membro suplente; ONGs: Lions Club Binacional de Coronel Sapucaia – Haroldo Oliveira e Silva, membro Titular e Vera Lucia Martins Miranda membro Suplente; Associação de Bairros Vila Nova – Crislaine Matias Tavares Dias membro Titular e Cristiane Matias Tavaresmembro Suplente; AESA(Associação dos Empresários de Coronel Sapucaia) - Marcelio Lira, membro Titular eMaria Conceição Oliveira Scarpini membro suplente. Foi reestruturada também a Diretoria do conselho, assumindo como presidente Srº Jean Lunardi, vice-presidente Sr ºMarcelio Lira, 1ª secretaria Cristiane Matias Tavares, 2ª Secretaria Fabiana Santos Silva, 1º Tesoureiro Cleide Garcia, 2º Tesoureiro Haroldo Oliveira e Silva. A COMPDEC é o órgão responsável pelo planejamento, articulação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil, no âmbito do Município. É através dela que se concretizam todas as ações de prevenção de desastres, preparação para emergências e desastres, resposta aos desastres e reconstrução. Houve a necessidade da Reconstrução da COMPDEC, para que a população de Coronel Sapucaia esteja organizada, preparada e orientada sobre o que fazer e como fazer, pois somente assim, a comunidade poderá prevenir e dar respostas eficientes aos desastres. Portanto para se conseguir um resultado eficaz é necessário unir as forças da sociedade por intermédio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e de Núcleos Comunitários de Defesa Civil–NUDEC. As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela COMPDEC, são as preventivas que tem por objetivo evitar que o desastre ocorra, são realizadas antes do desastre, no período da normalidade, pois se as pessoas estiverem preparadas, sofrerão muito menos danos e prejuízos.