Escola Municipal Ruy Espindola está desenvolvendo “O Projeto Lixo Escolar e Higiene”

Publicado em: 19/09/2013 13:13

Alunos do 2º ano B matutino da professora Maria Aparecida Gularte e do 2º ano D vespertino da professora Rosangela Colacha Almôa, Roseli Soares 2º C vespertino, Iolanda da Silva 2º ano A matutino, Mario Flores 3º ano A matutino, Selma Mendes 3º B matutino da Escola Municipal Ruy Espindola. Os professores estão realizando este projeto no ciclo de alfabetização que corresponde os anos iniciais devido à formação realizada na rede municipal de ensino em parceria com o MEC e OFMS que é o PACTO Nacional (Pela Alfabetização na Idade Certa) em parceria com a Prefeitura Municipal através da prefeita Nilceia Alves de Souza e sua vice prefeita Sandra Luiza Barbosa. Possibilitar uma reflexão com os alunos sobre a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar, da escola, e da manutenção das salas ambiente na tentativa de melhorar suas condições de vida. Este tema aborda tópicos como a vida na escola, os relacionamentos interpessoais, a relação do aluno para com o meio ambiente escolar, em relação ao lixo por ele produzido, e a diversidade dos ecossistemas presentes no pátio da escola. Provendo atividades que favoreçam o reconhecimento do aluno de que ele faz parte de um espaço físico e natural, sendo capaz de sofrer e de fazer mudanças. O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos a valorizar a sociedade e a higiene, para que adotem modos de agir como: Conservar o ambiente pedagógico, Jogar lixo no lixo; Organizar as carteiras na sala; Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas; Preservar os trabalhos expostos pelos colegas. Manter o material escolar limpo e organizado, valorizar a higiene pessoal, a preservação do ambiente e o patrimônio-público-escolar serão apresentados como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo a comunidade local. A metodologia que esta sendo aplicada no desenvolvimento do projeto com os alunos é a leitura e discução dos temas, um passeio entorno da escola para obter informações e recursos para a montagem dos cartazes, serão acolhidas as ideias e sugestões trazidas pelos alunos, será registrado todos os processos do trabalho. Será feito um levantamento entre os alunos, na sala de aula, quanto ao tipo de lanche que eles consomem diariamente, se o lanche é trazido de casa ou adquirido na escola, de que forma esse lanche vem embalado e o que se faz com essas embalagens ao termino do recreio. Pode-se organizar um questionário para ser tabulados, organizados em tabelas e gráficos, gerando análises, discussões e propostas de soluções.