Publicado em: 12/09/2013 20:47
Hoje foi realizado o evento de encerramento do projeto Leitura do Peti, estiveram presentes a Secretária de Educação e Cultura Roseni Martins representando a prefeita Nilceia Alves de Souza, que está cumprindo agenda em Campo Grande, o diretor de Políticas Públicas Daguimar Rodrigues no ato representando a Secretária de Assistência Social Odete de Araujo e a técnica Nídia Sanabria.
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimento relativo ao mundo exterior.
Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências.
Com o avanço tecnológico e a chegada do terceiro milênio, surge uma grande explosão da informática em todos os setores de trabalho. (Pierre Lévy, 1997). O educacional, a mola básica das informações, deve ser pensada e programada, a fim de estabelecer um elo entre a informatizada e o processo educacional como um todo. Cabe aos orientadores, incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do conhecimento.
Este projeto nasceu da necessidade de transformar o Programa num espaço de leitores e com leitores envolvendo todos na busca de estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso. Aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens, trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Para isso, são colocadas em prática estratégias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e compreender os textos lidos de forma autônoma. O orientador deve estar consciente desses processos para auxiliar seus alunos na construção do conhecimento, formando competente leitores e escritores.
Através da leitura o ser humano consegue se transformar para o desconhecido, explorá-lo decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, à consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. A criança e o adolescente devem perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de incentivo à leitura, estimular as crianças e adolescentes, um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, contemporâneo, ajudando-os a se tomarem sujeitos leitores e escritores.
A Secretária de Educação e Cultura ressaltou “Nos dias de hoje e muito comum ver crianças procurando conhecimento na internet, com o avanço da tecnologia os livros perderam seu encanto. Temos que resgatar e cultivar a leitura do livro impresso em nosso alunos.” Finalizou
“Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais as crianças e adolescentes do ato de ler. Aspectos com computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo família, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para a leitura e por consequência dificuldade marcante, vocabulário precário reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas das crianças e adolescentes, conhecimentos restritos.” Afirmou a coordenadora do PETI Francisca Flores