A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, inaugurou nesta terça-feira (17) a Sala Lilás, espaço dedicado ao atendimento humanizado e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, incluindo o Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lucio e o Secretário Executivo de Segurança Pública – Coronel Wagner Ferreira.
Também participaram o prefeito de Coronel Sapucaia – Rudi Paetzold, o vice-presidente da Câmara Municipal – vereador Paulo Henrique Campos, além do delegado regional de Ponta Porã – Clemir Vieira Júnior, delegado titular da Delegacia de Coronel Sapucaia – Fernando Henrique Araújo Silva, delegados das demais unidades policiais da região e representante do exército, do Ministério Público e da Polícia Militar.
Durante a solenidade, as autoridades destacaram a importância da Sala Lilás no acolhimento às vítimas e reforçaram o compromisso do Estado em fortalecer as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O delegado titular de Coronel Sapucaia, Fernando Henrique Araújo Silva, destacou a importância do espaço no acolhimento das vítimas. “Nosso objetivo é dar um tratamento com dignidade a todas as vítimas que procuram a delegacia em busca de refúgio. Ficamos extremamente felizes com a inauguração desta sala. Não foi fácil, mas com o apoio de diversas parcerias, o projeto se tornou realidade”.
Já o Secretário Executivo de Segurança Pública, Coronel Wagner Ferreira, ressaltou o impacto do ambiente no processo de transformação social. “Tenho certeza de que o ambiente é um elemento essencial para modificar condutas e comportamentos. Que possamos continuar com este compromisso e criar ambientes transformadores em todo o Estado”.
E por fim, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, enfatizou a necessidade de promover uma cultura de respeito às mulheres como prevenção contra à violência de gênero. “Precisamos desenvolver a cultura de não agressão à mulher, um compromisso que deve ser afirmado por toda a sociedade como forma de prevenção. Gostaríamos que esta sala nunca precisasse ser utilizada, mas, caso alguma vítima necessite, estaremos preparados, junto com a rede de combate à violência, para prestar o melhor atendimento possível”, ressaltou.
A Sala foi projetada para oferecer um ambiente reservado e seguro, com atendimento especializado e profissionais capacitados para garantir privacidade e suporte necessário. Com a inauguração em Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul passa a contar com 47 Salas Lilases em funcionamento nos seguintes municípios: Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Terenos, Maracaju, Angélica, Miranda, Anaurilândia, Glória de Dourados, Deodápolis, Chapadão do Sul, Iguatemi, Eldorado, Paranhos, Bandeirantes, Camapuã, Água Clara, Rio Negro, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Caarapó, Amambai, Ladário, Sonora, Porto Murtinho, Selvíria, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Bodoquena, Jaraguari, Nova Andradina, Coronel Sapucaia.