Prefeitura Municipal, Defesa Civil e beneficiários acompanham obras de construção das unidades habitacionais viabilizada

Publicado em: 08/11/2019 16:30 | Fonte/Agência: Defesa Civil | Autor: Defesa Civil

Na manhã desta sexta-feira, (08 de Novembro), a Defesa Civil, juntamente com as famílias beneficiárias, estiveram no Residencial Jurerê, local onde estão sendo construídas as unidades habitacionais que serão entregues às famílias que foram atingidas por uma erosão, no Bairro da Vila Nova (atrás do Mercado Cuba), em decorrência das intensas chuvas na época.

A visita na obra, in loco, serviu para que os beneficiários, assim como os responsáveis técnicos pela execução e fiscalização, pudessem estar acompanhando de perto o andamento das obras, que já estão com quase 80% concluídas.

A Defesa Civil municipal convocou as 09 famílias beneficiárias, que estiveram presentes, sendo elas: 1-ROSA DUART, 2-LIVRADA BENITES, 3-NEUZA XIMENES GADEA, 4-ANDERSON AVALOS GARAI, 5-BIANKA MARIA FREITAS OJEDA, 6-FÁTIMA PAVANHANI, 7-CRECENCIA RODRIGUES,                     8-SANDRA BENITES DA SILVA e 9- ANDREIA DE ARAUJO DE LIMA ELOY. Na oportunidade às famílias já puderam saber quais serão as unidades habitacionais que estarão recebendo após a conclusão das obras, que estão previstas para o início de Dezembro.

A Defesa Civil informou que o canteiro de obra é fruto do resultado da liberação de recursos viabilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia que, pela primeira vez recebeu recursos viabilizados por este órgão, após a decretação de situação de emergência feita pelo município, além da homologação por parte da Defesa Civil Estadual, e o reconhecido por meio da Portaria nº 32, de 06 de Fevereiro de 2018, pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (União), tudo vinculado ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ­ (S2ID), sistema alimentado pela Defesa Civil municipal, que ampliou as informações e trabalhos burocráticos, através do S2ID, que é um sistema elaborado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional que tem como finalidade qualificar e integrar os dados e as informações sobre desastres, de maneira a fornecer subsídios à gestão de riscos e desastres, entre a Defesa Civil municipal, Estadual e Federal.

Com estas finalidades, a Defesa Civil sapucaiense, intensificou os trabalhos internos e “técnicos-burocráticos”, através do sistema S2ID, através de “registros”, onde o Formulário de Informação dos Desastres (FIDE) é criado. Além de ser fundamental para habilitar a edição dos demais formulários, o FIDE serve para registrar a ocorrência do desastre e para a abertura do processo de homologação estadual e reconhecimento federal (se necessário).

Em comparação, no passado, 2018, a Defesa Civil, realizou mais de 82 registros, sendo o município que mais elaborou os registros no Estado de Mato Grosso do Sul, com diversas tipificações, além de integrar os dados como área Afetada, Seleção das Áreas Afetadas, Descrição das Áreas Afetadas, Causa do Desastre e Efeito do Desastre, Danos Humanos, Materiais, entre outras informações.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Coronel Sapucaia busca integrar os trabalhos de atendimento no município, principalmente com as famílias em situação de vulnerabilidade social, onde realiza diversos atendimentos, desde as ajudas humanitárias, concedidas pela Defesa Civil, como    concessão de lonas, galões de água mineral de 5 Litros; cestas básicas; colchões e kits dormitórios; Kits de limpeza; Kits de higiene pessoal; kits idosos e kits infantil. Além disso, há ainda, vários atendimentos realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa DIAL, e com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

A Defesa Civil do município, juntamente com o Prefeito Rudi Paetzold, agradecem todo o apoio sempre dado ao município pela equipe da Defesa Civil Estadual coordenada pelo Sr. Ten. Coronel FABIO SANTOS COELHO CATARINELI, (COORDENADOR DA DEFESA CIVIL DE MS).