CEMI,SMEC e NUESP realizaram atividades na semana do Surdo em Sapucaia

Publicado em: 29/09/2017 12:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

CEMI,SMEC e NUESP realizaram atividades na semana do Surdo em Sapucaia

As atividades foram realizadas nos dias 24, 26 e 27 de setembro de 2017.

Setembro é uma época especial para a comunidade surda. No dia 26 de setembro comemorou-se o Dia Nacional do Surdo, devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.

É um movimento que comemora os avanços históricos dos movimentos sociais e as conquistas dos surdos pelos seus direitos linguístico e cultural.

O Centro Municipal de Inclusão (CEMI) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Coronel Sapucaia, juntamente com o NUESP  elaborou um projeto que veio ao encontro das necessidades da comunidade, a fim de proporcionar a interação entre ouvinte e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais, mostrando e justificando as mudanças sociais e as diferentes formas de cultura.

As atividades referentes à Semana do Surdo foram realizadas nos dias 24, 26 e 27 de setembro de 2017.

Através das atividades desenvolvidas voltadas à inserção social de pessoas portadoras de necessidades auditivas, o Centro Municipal de Inclusão,  promoveu conhecimento sobre questões relacionadas ao atendimento educacional especializado para estudantes surdos.

O evento foi dividido em três momentos: O primeiro momento iniciou-se no domingo dia 24 de Setembro com uma programação direcionada a população surda e interessados, o evento foi gratuito e teve a intenção de ampliar oportunidades culturais, sociais, além de dar voz à comunidade surda, teve início às 16:00 horas com uma Rodada de Tereré, ao lado da Praça Fortunato de Oliveira, contou também com atividades lúdicas e recreativas.

O segundo momento aconteceu no dia 26 de setembro, foi voltado exclusivamente para os alunos surdos das Escolas Municipais, Estaduais e APAE do Município de Coronel Sapucaia, onde foi organizada uma tarde de lazer a partir das 14:00 horas no Campo Agostin Girardi.

Para finalizar a Semana do Surdo foi realizada uma parceria com a Faculdade Anhanguera do município de Coronel Sapucaia MS, juntamente com as acadêmicas do Curso de Estética e Belezamento, no dia 27 de setembro, a partir das 14:00 horas ao lado da antiga creche Daiane Piroli uma tarde de beleza, com cortes de cabelos, hidratação, manicure e maquiagem.

As 17:00 horas deu-se início a seção cinema, com filme adaptado em LIBRAS.