Defesa Civil solicita podas de árvores próximas a fios de alta tensão

Publicado em: 02/05/2017 15:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Defesa Civil solicita podas de árvores próximas a fios de alta tensão

A Prefeitura de Coronel Sapucaia visando proteger a população e evitar possíveis riscos causados por blackouts e curto circuitos e, por conta disso, solicitou nesta semana, por meio da Defesa Civil Municipal, que a Concessionária Energisa realize podas de árvores em diversos pontos da cidade.

O coordenador da Defesa Civil, (COMPDEC – Celso Ricardo e o Primeiro Secretário, Anderson Brites), estiveram em vários pontos críticos da cidade, onde constataram possíveis riscos por conta dos galhos das árvores que se encontram em meio à fiação de energia (alta tensão). Os mesmos registraram (em fotos) as situações e formularam um laudo, o qual enviou para a Concessionária solicitando a poda urgente nessas árvores e agora depende exclusivamente da Companhia.

“O papel da Defesa Civil é trabalhar para verificar possíveis situações de risco e zelar pela integridade física dos moradores da cidade. Através de pedidos protocolados por alguns munícipes, ficamos a par da situação e já buscamos sanar o problema com uma solução imediata. A medida foi necessária e, com isso, as pessoas que moram e andam pelos locais poderão ficar mais tranquilas”, afirmou a equipe técnica da Defesa Civil Municipal.

Os pontos que a equipe vistoriou e que necessitam o trabalho de poda foram como: Rua Fortunato de Oliveira (próximo a Escola Estadual Coronel Sapucaia), 2. Av. Flávio Derzi (próximo ao depósito Cimento CIA e Polícia Militar ), 3. Av. Flávio Derzi (próximo ao Douradão Lanches), 4. Rua Mário Gonçalves com travessa a Av. Rachid Saldanha Derzi (próximo a Loja Ypê Mat. De construção e Loja Skala), 5. Av. Abílio Espíndola Sobrinho com travessa na Av. Flávio Derzi (próximo a Posto Primavera e Loja de Feirão de roupas usadas) , 6. Av. Rachid Saldanha Derzi (em frente à Loja Ailton Móveis e próximo a antiga Lotérica), 7. Rua Antônio Nunes Pimentel (próximo a Loja VJ Esporte calçados, Hotel São Luiz e German Bateria).

A parte técnica do Pedido

A poda faz com que as árvores cresçam de forma ordenada sem que venha prejudicar a rede elétrica podendo ser feitas em árvores nativas e urbanas, tal pedido está amparada pela NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA – NDU-016, a qual dispõe sobre a COMPATIBILIZAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO COM AS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, o pedido de podas solicitadas pela Defesa Civil do município é do tipo PODA COMPLETA, ou Poda (parcial) "em furo", conforme dispõe a Norma NDU-0 16  da própria concessionária.