Defesa Civil estadual realiza visita técnica em Sapucaia

Publicado em: 10/04/2017 13:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Defesa Civil estadual realiza visita técnica em Sapucaia

A equipe técnica da CEDEC/MS foi representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque.

O prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold e sua equipe de governo, receberam na tarde da última quarta feira (05 de abril) a equipe técnica da CEDEC/MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque e o gerente administrativo, Valter Antunes de Oliveira.

Em uma reunião que ocorreu nas dependências da Prefeitura, foram discutidas as medidas adotadas pela COMPDEC (Defesa Civil de Coronel Sapucaia), no que se refere ao Decreto de Situação de Emergência (nº 40/2017), principalmente na área rural do município, em virtude dos danos, ocasionados pelas ultimas chuvas dos meses de janeiro e fevereiro, que choveu aproximadamente 334 mm no município, provocando enxurradas, alagamentos, vendavais e inundações em rios e córregos com destruição e danificação de estradas, pontes, tubulações, e queda de poste da rede elétrica, causando danos e prejuízos públicos.

Outros assuntos foram debatidos como: apresentação de relatórios da Defesa Civil do município, sobre a situação de pontes e estradas municipais, envio de Relatórios como FIDE (Formulário de Informações do Desastre ), DMATE ( Declaração Municipal de Atuação Emergencial) e relatórios fotográficos, além de laudos técnicos que a COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), de Coronel Sapucaia estará enviando ao Estado, para solicitação de reconhecimento estadual e posteriormente Federal da situação de emergência do município.

Após o encontro, a equipe estadual acompanhada  pelo prefeito, Rudi Paetzold, vice-prefeito Lauri Turatto, o engenheiro do Município, Willian Delgado e o secretario de obras e infraestrutura, Aldacir Cardinal (Ada da Agripeças), esteve visitando e averiguando os locais estratégicos da zona rural do município como, algumas pontes e estradas municipais que sofreram danificações, os quais estão recebendo apoio técnico  da Defesa Civil do município.

O prefeito Rudi, destacou como sendo de grande importância a visita da equipe da Defesa Civil do Estado e se colocou a disposição da corporação. “Creio que esse trabalho de conhecer de perto os possíveis pontos de risco nos municípios é muito importante e aqui em Coronel Sapucaia a equipe desta vez verificou de perto os locais que foram afetados pelas fortes chuvas do início deste ano”, Disse o prefeito.

Destacando também que a equipe esteve verificando pontes que estão em risco de desabamento e que o município precisa urgentemente de uma  possível locação de recursos para solucionar os problemas ocasionados pelo desastres ocorridos.

Participaram da referida reunião, na sala de reuniões da prefeitura, prefeito Rudi Paetzold, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Celso Ricardo Ferreira, Anderson Brites (Primeiro Secretário Geral da COMPDEC), Aldacir Cardinal (Secretario Municipal de Obras e Infraestrutura), Willian Delgado (Engenheiro do município), Kaique E. Ferreira (Departamento municipal de Meio Ambiente), Jairo Horst, (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Adriano Vilhalva, (Secretário Municipal de Finanças), Anselmo Lazaro (Assessor Institucional Legislativo), além do procurador do município, Dr. Rinaldo Takeshi. A equipe técnica da CEDEC/MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) foi representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque e o gerente administrativo, Valter Antunes de Oliveira.