Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

 

Atendimento: Segunda a Sexta, das 7:00hs às 13:00hs

Coronel Sapucaia sedia a 1º Jornada Estadual em defesa da Agricultura Familiar


Publicado em: 24/03/2017 12:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

 

Com o intuito de apoiar e fomentar o desenvolvimento da Agricultura Familiar, a Prefeitura de Coronel Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável com a parceria da Agraer, em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF/MS) e Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPHAF), realizou na manhã desta quarta feira (22 de março), a 1ª Jornada Estadual em defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MS, no Plenário da Câmara de Vereadores Benedito Lázaro Fernandes.

Várias pessoas presentes no evento acompanharam as principais ações desenvolvidas pelo setor no Município, com foco no levantamento das demandas e na busca de novas alternativas para o aumento da produtividade do setor. Para isso, foi dada ênfase nas propostas de soluções, inovações e melhorias para serem aplicadas na agricultura familiar, com destaque para importância das parcerias e conscientização da sociedade, agricultores e poder público.

O encontro também visou a preparação dos representantes do município para a 1ª Jornada Estadual da Agricultura Familiar, que será realizada em Campo Grande no próximo dia 8 de abril.

Para o prefeito Rudi Paetzold, a realização do encontro da agricultura familiar em Coronel Sapucaia foi de fundamental importância, considerando que o Poder Executivo Municipal participa ativamente do processo e absorve parte do que é produzido pela agricultura familiar.

“No início do nosso mandato estamos desenvolvendo trabalhos como a manutenção de estradas e serviços públicos que estamos ampliando e gradativamente vamos estender nosso atendimento com assistência técnica e ser o agente fomentador ofertando cada vez mais condições de produzir mais e viver no campo”, pontuou o prefeito Rudi.

"Através de parcerias e novos métodos de cultivo daremos um passo importante para o desenvolvimento do agronegócio e o prefeito Rudi Paetzold tem dado total apoio para que possamos buscar recursos e o apoio junto às entidades, com trabalhos importantes para desenvolver ações que fortalecerão os produtores do município". Disse, Jairo Horst Martins (Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável), após apresentação do planejamento da secretaria para 2017.

Participaram do encontro municipal em apreço, além de membros da aldeia indígena Taquaperi, Agricultores familiares tradicionais, Sociedade Civil Organizada e representantes das Entidades ligadas ao segmento, Paulo Cesar Faria (FETRAF-MS), Orlando Camy (CEMAGRO-MS), Antonio Carlos Peixoto (Coordenador regional AGRAER), Daniel Yamamoto (INCRA), Nilton Machado Bueno, (FUNAI) e Emerson Moreira (AGRAER/ Coronel Sapucaia) e  Laurindo Pereira (AESA) .

As autoridades municipais marcaram presença também na referida solenidade o Prefeito Rudi Paetzold, Anselmo Lazaro (Assessor Institucional Legislativo), Jairo Horst Martins (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável), e os vereadores ; Claudia Ferreira Maciel (presidente da Câmara), Niágara Kraievski, Joalmir Nunes de Oliveira, Patrik Erhart Pereira, Roberto Pereira de Oliveira.

Este evento está sendo realizados além de Coronel Sapucaia em outros 15 municípios do Estado que são eles Caarapó, Iguatemi, Itaquirai, Juti,Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, Terenos, Nioaque, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Gloria de Dourados, Anastacio e Jaraguari.