Produtores conhecem sistema de aquaponia em Dourados

Publicado em: 30/06/2016 10:31 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Jean Lunardi

Através de uma parceria do Centro de Atendimento ao Produtor da Prefeitura Municipal e a AGRAER, alguns produtores puderam conhecer o sistema de aquaponia no campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na cidade de Dourados - MS.
A Aquaponia alia a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.
"Comparativamente aos métodos tradicionais de cultivo, a Aquaponia apresenta vantagens enormes do ponto de vista ambiental, rentabilidade e outros". Explicou o professor e coordenador do projeto Dr. Rodrigo Jordan.
A área experimental de aquaponia da UFGD conta com mais de 2 mil metros quadrados, destinada à estudos e pesquisas na área de aquaponia e transferência de conhecimentos sobre o assunto.
Segundo o técnico da AGRAER em Coronel Sapucaia Emerson Moreira a parceria com a Prefeitura Municipal vai oferecer novas tecnologias aos produtores do município: "Queremos através destas visitas conhecer e apreender e consequentemente levar para o município a inovação para fomentar a agricultura familiar".
O agente de desenvolvimento Jean Lunardi acompanhou a visita e reiterou o interesse da administração em investir na agricultura familiar: "Através de parcerias e novos métodos de cultivo daremos um passo importante para o desenvolvimento do agronegócio, a prefeita Nilceia tem dado total apoio para que possamos buscar recursos e o apoio com entidades importantes como a AGRAER, SEBRAE e a UFGD para desenvolver ações que fortalecerão os produtores do município".