O governo de Mato Grosso do Sul reconheceu a situação de emergência em quatro municípios do estado após essas cidades terem sido muito afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram entre os meses de março e maio.
A homologação do governo do estado das situações de emergência que já haviam sido decretadas pelos municípios de: Amambai, Paranhos, Eldorado e Coronel Sapucaia, foi publicada na edição desta quarta-feira (22), do Diário Oficial do estado.
Segundo o governo do estado, nestes quatro municípios as chuvas provocaram estragos principalmente na área rural, deixando estradas intransitáveis, o que está prejudicando o transporte escolar e a economia destas cidades, que é fundamentada na agropecuária e depende do escoamento da safra, da comercialização de leite e do abate de bovinos.
O decreto com a homologação aponta que o prazo para a manutenção deste status é de 180 dias. Neste período, todos os órgãos estaduais podem se mobilizar, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, para ações de resposta as situações enfrentadas pelos quatro municípios. Além disso autoriza a convocação de voluntários para reforçar essas iniciativas e dispensa de licitação os contratos para aquisição de bens e serviços para atender esses casos.