Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

 

Atendimento: Segunda a Sexta, das 7:00hs às 13:00hs

Estado reconhece nova situação de emergência em Coronel Sapucaia


Publicado em: 22/06/2016 10:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Jean Lunardi

 

O Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência decretada em Coronel Sapucaia e mais três municípios da região Sul. Além de Coronel Sapucaia, Eldorado, Paranhos e Amambai, foram atingidas pelas chuvas que voltaram a prejudicar vários danos, em maio. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (22).
Conforme o decreto, as chuvas de maio causaram diversos danos públicos e privados, afetando principalmente a zona rural, com prejuízos que ultrapassam a capacidade que os municípios têm para arrumar os estragos.
A contabilização dos danos ainda está sendo feita, mas há crescente registro da necessidade de auxílio por parte do governo estadual. Como as chuvas afetaram principalmente a zona rural, as estradas estão intransitáveis, deixando vários alunos sem aulas.
Além disso, com as estradas prejudicadas, a agropecuária está comprometida e os produtores não conseguem comercializar leite, escoar safra, cuidar da terra, abater bovinos, entre outras atividades.
Com o decreto reconhecido, fica autorizado convocar voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre e para realização de campanhas de arrecadação de recursos para ajudar a comunidade afetada pelas chuvas.
A Defesa Civil também está autorizada a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar pronta evacuação e usar propriedade particular para abrigar a população, caso seja necessário.