Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

 

Atendimento: Segunda a Sexta, das 7:00hs às 13:00hs

Funasa libera recursos para Projeto Lixo Mínimo em Coronel Sapucaia/MS


Publicado em: 25/04/2016 10:00 | Fonte/Agência: Funasa MS | Autor: Jean Lunardi

 

Em continuação às ações de fomento à educação em saúde ambiental no Mato Grosso do Sul, a Fundação Nacional da Saúde, por meio da Superintendência Estadual do Mato Grosso do Sul (Suest/MS), anuncia a liberação da segunda parcela para as ações do Projeto Lixo Mínimo (Prolim) no município de Coronel Sapucaia, localizado na região sudoeste do estado. O valor foi de aproximadamente R$ 59.900,00 por meio do convênio 311/12.

De acordo com o Serviço de Saúde Ambiental da Funasa (Sesam) no Mato Grosso do Sul, o Prolim objetiva conscientizar e orientar a população sobre a destinação adequada do lixo. Tem como público alvo as escolas, hospitais, unidades básicas de saúde e a assistência social do município. Para isso, é importante e necessária a participação da população quanto à destinação adequada dos resíduos domésticos, tanto para a reciclagem, que pode gerar recursos às famílias, como para prevenção de doenças provocadas por roedores, baratas e outros insetos que proliferam dos entulhos.

Para Paulo Cézar, responsável pelo desenvolvimento do Prolim, os trabalhos educativos no município têm sido realizados em três frentes, a primeira é a capacitação com alunos, agentes comunitários, professores da rede pública e com a comunidade a segunda é a realização de oficinas para a reutilização de materiais descartáveis na produção de artesanato para a geração de renda e, por último, o desenvolvimento do programa de educação continuada com os professores das áreas urbanas e rural.

Para apoiar as ações de educação serão produzidos cartazes, faixas, folders e adesivos sobre o projeto e ações sustentáveis. Além disso está prevista a realização de um workshop do projeto no município para o próximo mês de maio, em parceria com as secretarias municipais de educação, assistência social e de Saúde, que deve reunir cerca de 150 participantes.

A Sesam da Suest/MS informa que Coronel Sapucaia está na fase inicial do fomento para educação em saúde ambiental, assim como, os municípios de Tacuru, Costa Rica e Terenos. Foram mais de 80% das ações executadas, todas financiadas pela Funasa.