Prefeitura entrega kits de trabalho para agentes de endemias

Publicado em: 13/06/2016 09:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde | Autor: Jean Lunardi

A Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou aos Agentes de Endemias um kit de material para o trabalho de campo.
O kit é composto por macacão, camiseta, calça, boné, bolsa, botina e protetores auricular.
O secretário municipal Eleonor de Jesus Ximenes, lembrou que todas as ações e entregas até o momento condizem com o compromisso da gestão com a categoria e destacou a importância dos profissionais de Saúde no controle e orientação principalmente no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças: dengue, zika e chikungunya.

Agente de combate a Endemias

O Agente de Controle de endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

Ele tem a missão de vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e a inspecionar caixas d’água, calhas e telhados. O agente também age na aplicação de larvícidas e inseticidas. Concede orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e realiza recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças .