Prefeita Nilceia solicita mais doses da vacina contra a gripe H1N1 ao Governo do Estado

Publicado em: 08/06/2016 07:00 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Jean Lunardi

Prefeita Nilceia, superintendente Angela e vereadora Claudinha.

A prefeita municipal Nilceia Alves de Souza, acompanhada da vereadora Claudia Ferreira Maciel estiveram na Secretaria de Estado de Saúde para apresentar as diversas demandas do município ao Governo do Estado.
Na agenda com a Superintendente Geral de Vigilância em Saúde Angela Cristina da Cunha Castro Lopes Nilceia apresentou ofício solicitando mais doses da vacina contra a Gripe para o município e enfatizou a necessidade da imunização para a população.
A superintendente informou que as campanhas de vacinação obedecem estratégias do Ministério da Saúde, e que apenas os grupos prioritários serão atendidos neste momento.
Ainda segundo Angela os laboratórios que produzem a vacina não possuem estoque e nem tempo hábil para fabricar e suprir a demanda além dos grupos priorizados.
"Esses grupos são os que apresentam maior risco de adoecer e morrer, ao serem expostos ao vírus da influenza, portanto, é uma população que efetivamente deve ser vacinada em todos os postos de vacinação." Explicou Angela.

Campanha municipal foi prorrogada para os grupos de risco

Prazo de vacinação será até o próximo dia 10 de junho.
Vacinas estarão disponíveis em todos os postos de Saúde.

A Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1.
A campanha nacional foi encerrada na sexta-feira (20), porém, segundo comunicado do Ministério da Saúde (MS), os números relacionados à quantidade de pessoas vacinadas poderão ser incluídos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) até o próximo dia 10 de junho.
As vacinas estarão disponíveis nos três Postos de Saúde para os grupos prioritários da campanha. Segundo informações do secretário municipal Eleonor de Jesus Ximenes a campanha é voltada para grupos da população considerados de risco: aqueles que têm mais chances de pegar a gripe e transmiti-la para as pessoas de seu convívio. “Se estas pessoas estiverem imunizadas, não há risco para os demais.”
A campanha é direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.