Publicado em: 06/02/2016 10:00 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Saúde | Autor: Jean Lunardi
A Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia vem através desta nota
esclarecer os pontos levantandos pelo Jornal Correio do Estado através
da matéria intitulada: Caos em saúde de cidade tem de cobrança por
exames a sumiço de remédios (veiculada dia 05/02).
Informamos que o
referido inquérito civil mencionado pelo jornal é referente ao ano de
2014 e que a Secretaria Municipal de Saúde já foi ouvida pelo Ministério
Público Estadual.
Sobre a cobrança indevida por procedimentos, indícios
de problemas no uso de aparelho para esterilização de equipamentos do
Hospital Municipal e sumiço de medicamentos informamos que:
• No
final do ano de 2014 a administração após ter conhecimento do fato abriu
um Processo Administrativo para apurar as irregularidades apontadas por
denuncias no Conselho Municipal de Saúde, com a abertura do PA afastou a
técnica de enfermagem que supostamente estava envolvida, logo após a
funcionária pediu exoneração do cargo. A comissão instaurada para o
referido PA ouviu os envolvidos e chegou a conclusão que nada foi
provado que haveria cobranças sobre procedimento assim como o sumiço de
materiais e medicamentos conforme anunciado na matéria. Na época o
secretário de saúde Eleonor de Jesus Ximenes foi a Delegacia de Policia
Civil e fez o Boletim de Ocorrência sobre as denuncias ocorridas e
também foi ao Ministério Público Estadual levar a mesma denúncia, visto
que compete aos órgãos judiciários fazer as referidas investigações.
Denúncia de falta de médico plantonista e de médico “vaga zero”...:
• A administração informa que desde março de 2015 os plantões médicos e
os deslocamentos de vaga zero do Hospital Municipal Aparício Vidal
Garcia estão sob a responsabilidade da empresa GESSUL onde no qual a
empresa foi notificada de todas as intercorrências ocorridas nos
trabalhos diários.
• A secretaria municipal de Saúde informa que a empresa, através do seu diretor fará um comunicado oficial a imprensa.
Sobre o trabalho ineficiente de enfermeiros e técnicos de enfermagem...:
• Todas as intercorrências registradas através de denúncias do Conselho
Municipal de Saúde ou do usuário do SUS, a diretora do Hospital
Municipal e o Diretor Clínico convocam o funcionário envolvido para
discutir o ocorrido e se necessário for é feito uma advertência e
consequentemente um Processo Administrativo.
A Prefeitura Municipal
informa que nunca se furtou de dar esclarecimentos a imprensa ou a
qualquer cidadão de fatos de qualquer natureza. A secretaria de saúde, a
imprensa e o gabinete da prefeita não foram procurados para dar
esclarecimentos e nos colocamos a inteira disposição para futuros
questionamentos.
Secretário de Saúde Eleonor de Jesus Ximenes 067 9608-7393.
Gabinete e Imprensa Jean Lunardi 067 9839-8708.