Governador e prefeitos de 31 cidades em emergência se reúnem na terça-feira

Publicado em: 26/01/2016 08:00 | Fonte/Agência: Correio do Estado | Autor: Correio do Estado

Prefeitos dos 31 municípios que decretaram situação de emergência por conta das chuvas devem ser reunir com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na próxima terça-feira (2) para definir ações de recuperação a serem feitas nas cidades.

Nesta segunda-feira (26), a governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB) visitou e sobrevoou municípios da região sul para avaliação dos estragos.

Conforme o governo do estado, a administração estadual já liberou R$ 29 milhões para obras de recuperação de estragos, R$ 3 milhões para obras de drenagem de rodovias, de acordo com a solicitação de cada cidade e ajuda humanitária como alimentos e colchões para desabrigados.

Equipes da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) também trabalham nas cidades atingidas com apoio nos reparos.

Na reunião de segunda-feira serão debatidas e detalhadas as próximas ações para cada localidade.

O Estado está pleiteando recursos junto ao Governo Federal e protocolou, há oito dias, requerimento de recurso para reconstrução de 178 pontos, que incluem pistas e rodovias.

Apesar de Mato Grosso do Sul reconhecer 31 cidades em situação de emergência, o Governo Federal reconhece apenas 18 municípios nesse estado. A diferença ocorre porque para reconhecimento de emergência nacional, os estragos nas cidades precisam ultrapassar porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) do município.