Por medida de segurança Defesa Civil de Sapucaia interdita pontes na zona rural

Publicado em: 27/05/2019 13:34 | Fonte/Agência: Defesa Civil | Autor: assessoria de impresa

A Defesa Civil de Coronel Sapucaia, vem monitorando, desde Janeiro de 2017, algumas pontes da zona rural do município, e em decorrência das intensas chuvas, desde o início do ano principalmente no mês de Maio de 2019, principalmente as chuvas dos dias 10 e 11 desse mês, o órgão emitiu novo termo de interdição de alguma pontes.

A Defesa Civil municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, vem realizando vistorias e monitoramentos em algumas pontes que vem sofrendo danificações, em decorrência das intensas chuvas que afetam o município, pontes como: PONTE SOBRE O RIO NHU VERÁ / SANESUL; PONTE SOBRE O RIO IGUATEMI - CERRO PERÓN-Ivaé; PONTE SOBRE O AFLUENTE DO RIO IGUATEMI, NO CERRO PERÓN II (areeira); PONTE SOBRE O RIO IGUATEMI – REGIÃO COLÔNIA MANGAÍ;  PONTE SOBRE O RIO III BARRAS; PONTE SOBRE O CÓRREGO BOI JAGUÁ; e na PONTE SOBRE O AFLUENTE DO RIO JOGUI – CÓRREGO BARRINHA.

Depois dessas vistorias e parecer técnico, realizados pela Defesa Civil do município, a presente coordenadoria, através de pareceres técnicos, concluiu como forma de garantir a segurança para os motoristas de veículos pesados, a interdição parcial, com limite de peso de até 3 toneladas de 03 (três)  pontes: Ponte sobre o Rio Iguatemi – Ivaé; Ponte sobre o Rio Iguatemi - Colônia Mangaí; e na Ponte sobre o afluente do Rio Iguatemi, no Cerro Perón II, (areeira).

A Defesa Civil no dia 15 de Maio de 2019, esteve interditando essas três pontes, com a colocação de novas placas de interdição, como forma de alertar aos transeuntes da região, e de garantir à segurança para os motoristas de veículos grandes, com limite de peso até 3 toneladas.

CONSIDERANDO que no dia 29 de Abril de 2017, a Defesa Civil municipal esteve interditando as presentes pontes.

CONSIDERANDO que no dia 26 de Maio de 2017, a Defesa Civil municipal, através do Parecer Técnico nº 04/2017, elaborou o presente termo, devido ao furto de madeiras usadas como barreira de Interdição da presente ponte, e o devido registro de Boletim de Ocorrência, conforme o boletim de ocorrência nº 361/2017.

As medidas tomadas pelo órgão da prefeitura, com a colocação de traves na entrada e saída das pontes para impedir o trânsito de veículos pesados não estão sendo respeitadas. Alguns motoristas não estão respeitando e até mesmo já chegaram a retirar as traves para passar pela ponte, o que poder causar  a queda da mesma, danos materiais e principalmente  riscos a sua integridade física.

A prefeitura através da Defesa Civil municipal está fazendo a sua parte, e não se responsabilizam pelas consequências de atos de pessoas que não respeitam as alertas existentes nas entradas que dão acesso as referidas pontes, que novamente foram bem sinalizadas.

A Defesa Civil municipal destaca que é conhecedora dos transtornos causados pela interdição das presentes pontes, entretanto, este termo se faz necessário para garantir à segurança dos motoristas, e cidadãos que trafegam por essas regiões.  E no caso de desobediência ao presente termo, a Defesa Civil estará fazendo o registro de um novo boletim de ocorrência ou as vias legais necessárias.