Prefeitura Municipal e AGRAER inauguram Centro de Atendimento ao Produtor

Publicado em: 16/08/2016 08:29 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Jean Lunardi

Através de uma parceria entre o Executivo Municipal com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE MS) foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Produtor (CAP) Raul Torquetti.
O evento ocorreu no último dia 14 e contou com a presença da prefeita municipal Nilceia Alves de Souza, do diretor presidente da AGRAER Enelvo Felini, do capitão da Aldeia Taquaperi Jonas Batista, Antonio Carlos Peixoto de Oliveira coordenador regional da AGRAER, agricultores e diversas lideranças da comunidade Taquaperi.
"O CAP terá a responsabilidade de ampliar os direitos do cidadão no campo, e qualificar as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento agrário e contará com importantes parceiros, como o SEBRAE MS e a AGRAER". Explicou Nilceia.
Entre as atribuições do CAP estará a realização de cadastramento e atualização permanente dos dados dos produtores rurais do município e das ações necessárias para promoção do desenvolvimento e sobre tudo o incentivo de novas tecnologias de produção e o aumento da produção por área utilizada, com objetivo de incrementar a renda dos Produtores Rurais, com prioridade aos pequenos proprietários.
SEBRAE e o Despertar Rural
O projeto visa desenvolver o empreendedorismo nos negócios rurais com foco em gestão, inovação e acesso à mercados. Através do associativismo o Despertar Rural disponibiliza um engenheiro agrônomo para fazer o planejamento e o acompanhamento da propriedade e prepara o produtor para ter acesso a mercados através de uma consultoria individual.
"No Brasil, apenas 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares, segundo dados do Censo Agropecuário. Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda e também na contenção do êxodo rural." Reiterou a prefeita.