Prefeitura e parceiros discutem ações para Agricultura Familiar

Publicado em: 20/06/2016 16:37 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Jean Lunardi

A prefeita municipal Nilceia Alves de Souza recebeu em seu gabinete o zootecnista e novo técnico da AGRAER no município Emerson Moreira Batista e a consultora SEBRAE Idete Boschetti Mendes para tratar sobre os projetos da agricultura familiar.
Entre as pautas foram discutidos a reestruturação da Feira Livre, o retorno do Programa Despertar Rural e o funcionamento do Centro de Atendimento ao Produtor (CAP).
Na oportunidade a prefeita Nilceia deu as boas vinda ao novo técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) que juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável gerenciará o novo espaço para os produtores rurais do município.
"O CAP terá a responsabilidade de ampliar os direitos do cidadão no campo, e qualificar as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento agrário e contará com importantes parceiros, como o SEBRAE MS e a AGRAER". Explicou Nilceia.
Entre as atribuições do CAP estará a realização de cadastramento e atualização permanente dos dados dos produtores rurais do município e das ações necessárias para promoção do desenvolvimento e sobre tudo o incentivo de novas tecnologias de produção e o aumento da produção por área utilizada, com objetivo de incrementar a renda dos Produtores Rurais, com prioridade aos pequenos proprietários.
SEBRAE e o Despertar Rural
O projeto visa desenvolver o empreendedorismo nos negócios rurais com foco em gestão, inovação e acesso à mercados. Através do associativismo o Despertar Rural disponibiliza um engenheiro agrônomo para fazer o planejamento e o acompanhamento da propriedade e prepara o produtor para ter acesso a mercados através de uma consultoria individual.
"No Brasil, apenas 20% das terras agricultáveis pertencem aos pequenos produtores familiares, segundo dados do Censo Agropecuário. Mesmo assim, a agricultura familiar é responsável por mais de 80% dos empregos gerados no campo, o que evidencia a importância desse segmento na geração de trabalho e renda e também na contenção do êxodo rural." Reiterou a prefeita.