Coronel Sapucaia e Capitan Bado se unem contra o Aedes Aegypti

Publicado em: 29/01/2016 16:00 | Fonte/Agência: A Gazeta News | Autor: Vilson Nascimento / A Gazeta News

Os municípios de Coronel Sapucaia, no Brasil e de Capitan Bado, no Paraguai, uniram força para combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zica Vírus, apontado como o causador da microcefalia.

A iniciativa da chamada “Ação Binacional” partiu do presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, vereador José Segundo Rocha, e recebeu total respaldo da Secretaria Municipal de Saúde local, por meio do secretário Eleonor Ximenes e também das autoridades paraguaias.

Na manhã dessa sexta-feira, dia 29 de janeiro, uma reunião com a presença de autoridades, profissionais de saúde e de controle de endemias dos dois municípios realizada na Câmara Municipal de Capitan Bado debateu trabalho em parceria e traçou ação conjunta para combater o Aedes Aegypti, que hoje já é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma ameaça da saúde mundial.

As duas cidades, Coronel Sapucaia, no Brasil e Capitan Bado, no Paraguai, são separadas apenas por duas avenidas, uma do lado brasileiro e outra do lado paraguaio da fronteira.

Segundo a Secretaria de Saúde de Coronel Sapucaia, em 2015 foram registradas 96 notificações de suspeita de Dengue e em 30% dos casos, o diagnóstico do LACEN (Laboratório Central) do Estado em Mato Grosso do Sul deu positivo para a doença.

Neste ano de 2016, o município brasileiro que tem uma população estimada em 14,8 mil habitantes, já registrou dez notificações, mas todos os casos notificados ainda estão em análise, segundo a Prefeitura local.

Em Capitan Bado, que tem uma população urbana de aproximadamente 7 mil habitantes, foram registradas em 2015, pelo menos 150 notificações de Dengue, sendo que em 65 delas deu positivo para a doença, segundo o coordenador local do SENEPA (Serviço Nacional de Erradicação de Paludismo), Francisco Riquelme.

Segundo Riquelme, o risco de epidemia na cidade paraguaia é eminente, tendo em vista que só nesse primeiro mês de 2016 já foram registradas 83 notificações de casos suspeitos de Dengue, mas as amostras ainda estão em análise no laboratório central do Ministério da Saúde o país, que funciona em Pedro Juan Caballero, capital do departamento (estado) de Amambay.

Segundo o SENPA, vários pontos de Capitan Bado ocorreram casos suspeitos da doença, mas a maior parte das notificações em relação a Dengue está nos bairros Primavera e San Roque.

De acordo com Francisco Riquelme, a partir dessa sexta-feira (29) as equipes de controle de endemias da cidade paraguaia passariam a atuar com maior veemência nessas duas localidades.

Além de profissionais de saúde, vereadores e autoridades de várias áreas, inclusive do Ministério Público e da Polícia Nacional do Paraguai, a reunião para tratar sobre a ação binacional de combate ao Aedes Aegypti na manhã dessa sexta-feira em Capitan Bado contou com a presença do prefeito local, Hector Palácios, que ocupa o cargo interinamente, do presidente da Junta Municipal de Capitan Bado (câmara municipal), Ismael Valiente, da prefeita de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves de Souza e do presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, Dr. José Segundo Rocha.