Coronel Sapucaia realizou a Caminhada “Passos que Salvam” do HCB

Publicado em: 25/11/2013 12:28

A prefeita Nilceia Alves de Souza (PR), participou no último domingo dia (24), da caminhada de conscientização sobre câncer infantil, projeto promovido pelo Hospital de Câncer de Barretos (HCB). A campanha denominada “Passos que salvam”, realizada no domingo, a partir das 7h30, teve início em frente à Praça Fortunato de Oliveira seguindo pela Avenida Abílio Espindola Sobrinho, até a poli esportiva voltando pela Rua Rachid Saldanha Derzi, com encerramento Na Praça. A caminhada teve como finalidade despertar a população para questões de prevenção e obtenção de um diagnóstico precoce da doença. Conforme as estatísticas do HCB, metade das crianças consegue a cura naquela instituição. Entretanto, se esse diagnóstico for realizado precocemente, o índice de cura pode subir para 90 ou 95%, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. O Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos tem por objetivo investir no diagnóstico precoce, prevenção e alcançar curas para o câncer através da pesquisa e tratamento. Que, a nenhuma criança seja negado o direito de tratamento independente de raça, religião ou capacidade da família para pagar o tratamento. Em Coronel Sapucaia participarão da Caminhada “Passos que Salvam”, o Moto clube os trilheiros tal tarugas, O Grupo de Escoteiros Binacional Badocaia, o Comercio Local, a Seleta, o Lions Club, as escolas Municipais Fernando de Souza Romanini, Ruy Espindola e Maurício Rodrigues de Paula, as CEI, Anjo da Guarda, Mundo Encantado e Eugenia Nogueira, o PETI, Centro Educativo Pingo de Gente, as escolas Estaduais Coronel Sapucaia e Eneil Vargas. Esta ação aconteceu simultaneamente em todas as cidades alertando a população para que encaminhem as crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura. Muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico, desinformação dos médicos. O coordenador voluntário do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), Junior Despachante agradeceu a todos que participarão desta caminha a “Passos que Salvam”. De acordo com Nilceia Alves de Souza, a luta contra o câncer é um dever de todos, sendo de cargo público ou não. “Incentivar o diagnóstico precoce é de suma importância para o tratamento. A Prefeitura é parceira desse evento, pois entendemos a importância da ação e temos consciência da nossa responsabilidade e do nosso papel nessa luta”, ressaltou. Para realização desta Caminhada o Coordenado Voluntário do Hospital do Câncer Junior Despachante, contou com o apoio da Câmara de Vereadores, o Branco Som, a Rádio Conquista a Rádio Transamérica Hits e a Prefeitura Municipal.