A Escola Municipal Ruy Espíndola realiza Projeto O Bairro e a Cidade da minha Escola

Publicado em: 20/09/2013 08:57

A Escola Municipal de Coronel Sapucaia Ruy Espíndola esta desenvolvendo o Projeto O Bairro e a Cidade da minha Escola, com os alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental de História, conduzido pela professora Salete Barrios Noviak Zeviane. Devido à falta de registros históricos sobre o bairro onde se localiza a Escola Municipal Ruy Espindola, seja por terem sido destruídos, seja por ainda não existir um registro, nos deparamos com a impossibilidade de realizar descobertas que possibilitam o conhecimento dos alunos sobre a localização e limites do mesmo. Surgiu assim esse projeto na forma de pesquisa com os moradores mais antigos do bairro. Os objetivos do projeto, conhecer o bairro e seus arredores, perceber o bairro como uma parte da cidade, conhecer a história da criação do bairro, despertar a participação, identidade com a Escola, construindo o aprendizado do aluno de forma interativa com a sociedade, realizar atividades que possa instigar as descobertas, o conhecimento e o gosto pela escrita, trabalhar valores de convivência, que possam adquirir atitudes de responsabilidade e respeito, vivenciar experiências que possam levar reconstruir o passado. Serão desenvolvidas ações como conversar com os alunos, investigação sobre o que é bairro, pesquisa na internet sobre a formação de população do município e patrimônio histórico e cultural da cidade, investigar questões para as formulações do questionário e roteiro para a aplicação da pesquisa, passear pelo bairro, através da observação relatar o mesmo, fazer pesquisa com os moradores, coletas de dados, procura de fotos antigas, organizar os dados das pesquisas, fazer relatos na forma oral e escrita, tabular, catalogar e criar um caderno sobre a pesquisa realizada, apresentação, explicação e parecer da pesquisa, sendo esta realizada e concluída pelo professor. Os alunos serão avaliados através da participação e a assiduidade, conforme o decorrer do projeto, através: Investigação e idéias dos primeiros passos para formular quais as perguntas para criar um questionário de pesquisa. Pesquisa de campo, realizadas de formal oral e registradas de forma escrita. Montagem da pesquisa Avaliação final será através da forma escrita onde o aluno irá descrever por escrito e de forma abrangente o resultado das pesquisas.