A Escola Municipal Ruy Espíndola desenvolve Projeto de Leitura com os alunos do 2º e 3º ano vespertino

Publicado em: 15/09/2013 18:05

A Escola Municipal Ruy Espíndola está desenvolvendo Projeto de Leitura, que envolve todos os alunos do 2º ano D da professora Rosangela Colacha Almoa e do 3º ano da professora Rosa Gularte do período vespertino. Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artístico literário e histórico, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeitos históricos, projeto enfoca o ato de ler como o papel de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo. As historias estão presentes em nossa cultura a muito tempo e o habito de contá-los e ouvi-los tem inúmeros significados esta relacionado ao cuidado afetivo. A construção de identidade, ao desenvolvimento de imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de expressar, alem disso, a leitura de historias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais, a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as historias e a ampliação do seu repertório, isso só é possível por meio de contato regular dos alunos com os textos desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa pratica e a escola o principal espaço para isso. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e ouvir e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Proporcionar situações de leitura compartilhada. Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores da escrita (Livros, jornais e revistas) para que passem manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler com sua família. Haverá uma sacola com diferentes livros de historia e um caderno de registros. O aluno juntamente com familiares irá fazer a leitura e após poderá registrar os melhores momentos da historia através de escrita, desenhos, montagem colagem entre outras formas criativas. Os alunos irão apresentar na sala de aula para os colegas o livro que leu e os registros feitos pelo mesmo. Os conteúdos a serem trabalhados serão leitura de escritas e imagens, interpretação oral e escrita, individual e coletiva, reconto da história lida através de ilustração, entonação de voz, gestos, expressões faciais e postura corporal.