Incentivo na Agricultura Familiar Indígena gera resultados para merenda escolar em Sapucaia

Publicado em: 23/06/2017 09:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/ Email: [email protected] | Autor: Paulo Escobar

Incentivo está gerando renda para os indígenas, mais saúde para merenda escolar.

A política de incentivos, por meio da parceria entre a Prefeitura de Coronel Sapucaia e Governo do Estado que implantou o Proacin (Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul), já começa a dar os seus primeiros resultados deste ano no Município, através da distribuição de sementes de milho, feijão e óleo combustível.

Para o prefeito Rudi Paetzold, o Programa está gerando bons resultados para o município e principalmente para os agricultores indígenas, que recebem o incentivo para a plantação e ainda vendem o produto para o município.

Um bom exemplo é o indígena Airton Rossate, aldeia Taquaperi, que já começou a ter os seus primeiros lucros com a colheita do feijão.

O agricultor Airton dedica suas terras para o cultivo de mandioca, milho e feijão, esses dois últimos garantidos através da doação de sementes pelo Proacin. “Já consegui um bom lucro com a venda dos meus produtos para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”, afirmou.

Na aldeia Taquaperi, em Coronel Sapucaia, o  Proacin vem beneficiando as famílias através da soma de esforços das entidades envolvidas: Agraer (Agêcia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que tem como secretário, Jairo Horst.

“O Proacin vem beneficiando as famílias indígenas de Coronel Sapucaia. Os grãos estão sendo vendidos para Prefeitura para ser utilizado na merenda escolar da rede municipal de ensino, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explicou o coordenador da Agraer de Coronel Sapucaia, Emerson Batista.

Toda a parte de acompanhamento nas pequenas lavouras indígenas fica a cargo de Emerson Moreira Batista e da equipe da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável que prestam os serviços de assistência técnica.

“A prefeitura pretende aumentar as compras de produtos e ,consequentemente, aumentar a quantidade de beneficiados na aldeia Taquaperi que vendem para a merenda escolar”, disse o secretário, Jairo.

E a expectativa de maior atendimento também vem pelo Proacin. “Com os novos recursos que chegaram ao município pelo Proacin mais famílias indígenas serão atendidas no próximo semestre”, garante.