Defesa Civil Estadual realiza inspeções em Sapucaia

Publicado em: 28/04/2017 17:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Defesa Civil Estadual realiza inspeções em Sapucaia

Segunda etapa de inspeções técnicas no município de Coronel Sapucaia.

Agentes da Defesa Civil Estadual iniciaram nesta quinta-feira, 27 de abril, a segunda etapa de inspeções técnicas no município de Coronel Sapucaia, para avaliação e análise juntamente com o órgão nacional, das áreas de desastres naturais ocasionados pelas fortes chuvas no começo deste ano e que estão registrados no Formulário de Informações do Desastre (FIDE).

Danificações essas que levaram o Município decretar situação de emergência no último dia 23 de Março (Decreto Municipal nº 40).

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, por sua vez, no último dia 19 de abril, homologou por meio da Portaria nº 50 a referida situação de emergência declarada pelo Município.

Visto que o reconhecimento pela União é o primeiro passo para que a prefeitura possa receber apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação de danos causados por desastres naturais.

Relatórios fotográficos e documentos estão sendo elaborados por meio dessas inspeções, constando informações sobre os danos bem como os prejuízos causados.

Haja vista que, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, para ter acesso a recursos materiais e financeiros de auxílio emergencial, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Após análise técnica por equipes da Defesa Civil Nacional, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

A equipe da Defesa Civil Regional representada pelo major Fábio Catarineli ( coordenador Adjunto estadual), Sandoval Leonardo ( gerente de planejamento), se fez acompanhar nas visitas dos locais dos desastres por Cleberson representante da Agesul ((Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), representando o prefeito Rudi Paetzold o vice prefeito, Lauri Turatto, Aldacir Cardinal (Secretario Municipal de Obras e Infraestrutura), Willian Delgado (engenheiro do município), Kaique E. Ferreira (meio ambiente), Marcio Sérgio da Silva (prestador de serviço), Dhiones Spagnol (Habitação Social), e o Coordenador da Defesa Civil Municipal Celso Ricardo M. Ferreira e o Primeiro Secretário Anderson Brites.