Prefeitura realiza ações para o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Publicado em: 27/04/2017 10:21 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Prefeitura realiza ações para o Dia Nacional de Combate à Hipertensão

Aferir a pressão arterial e incentivar hábitos de vida mais saudáveis, foram o foco da Campanha.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e as Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Coronel Sapucaia realizaram, neste dia 26 de abril, as ações em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com atividades de conscientização sobre o tema.

O dia D é comemorado em 26 de abril. De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

As ações foram realizadas com conscientização sobre Alimentação Saudável e aferição de pressão arterial. O principal objetivo da campanha é mostrar à população a importância de aferir a pressão arterial com regularidade e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

De acordo com a equipe do NASF do Município, entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensivos têm 30% de chances de também ser hipertenso)”, destacou a equipe representada pelas profissionais da Saúde Municipal Tânia Volpato (nutricionista), Pâmela V. Esser (Fisioterapeuta) e Lucimara Nascimento (Educadora Física).

A nutricionista Tânia Volpato realizou orientações de hábitos alimentares saudáveis e dicas sobre a prevenção e tratamento da doença:

Receita de sal e ervas

10g de alecrim seco desidratado

25g de manjericão seco desidratado

15g de orégano seco desidratado

10g de salsinha desidratada

10g manjerona seca desidratada

100g de sal marinho

- Quantidades relativas ao peso das embalagens da erva seca disponíveis no mercado.

Bater os ingredientes no liquidificador.

Guardar em pote de vidro bem fechado. Usar no lugar do sal comum

Adeus, Sal comum.

- Evitar o excesso de sal, conservas, caldo de carne, defumados, carnes salgadas e temperos prontos (arisco e sazon).

- Prefira os temperos naturais, tais como alho, cebola, manjerona, salsinha, cebolinha, açafrão entre outros. São ótimas opções.

É recomendado que sal, óleos, gorduras e açúcar sejam utilizados em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.