Comitê da Dengue se reúne para tratar sobre a Política de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Publicado em: 19/01/2017 14:05 | Fonte/Agência: Secretária Municipal de Saúde. | Autor: Anderson Roa

Nesta quarta-feira (18/01), a prefeitura municipal de Coronel Sapucaia – MS, juntamente com a Secretaria de Saúde, o presidente do comitê e diretor da Vigilância em Saúde Assis Machado, o Secretário de Saúde Flavio Galdino, os Vereadores Joalmir Nunes de Oliveira e Patrick Erhart Pereira, e demás membros do comitê, realizaram uma reunião para tratar sobre á Estruturação do Comitê e incorporação dos novos membros, sobre o Calendário anual do ano de 2017 e a discussão dos casos para uma ação imediata contra a dengue.

Segundo o Diretor da Vigilância em Saúde Assis Machado, já tivemos 06 notificações com suspeita de dengue este ano, onde 02 dos resultados foram negativos e as outras 04 ainda se encontra a espera de confirmação. Foram decididos também nessa reunião que o Controle de Vetores e a Agente de Saúde da Família fará uma ação setorizada para conscientizar os cidadãos acerca das medidas preventivas da Dengue, Zyka vírus e Chykungunya  sendo que o transmissor e o mesmo (Aedes Aegypte), existe uma preocupação também devido ao alto índice pluvial e as elevadas temperaturas, fatores que favorecem os criadores do mosquito.

As medidas preventivas são a melhor solução ao combate do agente propagador. Dentre elas a orientação a ser seguida é manter as caixas d’agua sempre fechada, remover entulhos e lixo do interior dos imóveis e observar se as calhas não estão entupidas com folhas e galhos. Não deixar a água da chuva acumulada em pneus, garrafas ou vasos de planta, lavar semanalmente os tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão mantendo tampados, encher de areia os pratinhos dos vasos de planta, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, colocar o lixo em sacos plásticos e verificar se as lixeiras estão bem fechadas e não jogar lixo em terrenos baldios.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta aos cidadãos que em caso de suspeita da doença como dor de cabeça, dor no corpo, febre, dor na articulação, náusea, vomito e diarreia, que as pessoas não devem se auto-medicar, devendo se dirigirem até um Posto de Saúde, ou atendimento médico mais próximo.