Circo “Las Muchachas” se apresentou em Coronel Sapucaia para mais de 2mil crianças

Publicado em: 28/04/2014 11:44

A prefeita Nilceia Alves de Souza (PR), e sua vice-prefeita Sandra Luiza Barbosa(PT), e a secretária de Educação e Cultura Helena de Souza participaram pela primeira vez no município de Coronel Sapucaia da apresentação do espetáculo circo “Las Muchachas”. O evento foi realizado dia 24 de abril, no Estádio Municipal Luiz Agustinho Giardi e contou com a participação de 2 mil crianças das escolas municipais Fernando de Souza Romanini, Maurício Rodrigues de Paula, Ruy Espindola, da escola estadual Eneil Vargas, da CEI Eugenia Nogueira, CEI Mundo Encantado, a escola de ensino privada Pingo de Gente. A apresentação no município faz parte do projeto Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura de Coronel Sapucaia. O espetáculo “Circo Las Muchachas” apresentou a magia do circo em forma de teatro mambembe. Um circo comandado pelas palhaças Maçaroca e Muriçoca, que faz com muita alegria e diversão números de malabarismos, equilibrismos, acrobacias de solo e mágicas. O espetáculo fugiu do convencional e faz a plateia entrar no picadeiro, fazendo parte do show. A classificação é livre e teve sua duração aproximada é de 50 minutos. Além do circo, o espetáculo levou ao palco um pouco da fantasia do teatro de bonecos, apresentando um “cantor” que encantou a todos. Como o próprio nome diz - Las Muchachas - o espetáculo valoriza o talento feminino e foi apresentado e estrelado somente por mulheres. A prefeita Nilceia ressaltou “Esse foi à primeira vez do circo “Las Muchachas”, em nosso município, fico feliz em incentivar a cultura e mostrar a magia do circo para nossas crianças”, finalizou. Grupo O grupo Mambembe Trupe Teatral surgiu em 2005, quando Renata Macedo se juntou com mais duas acadêmicas do curso de Artes Cênicas e sentiram a necessidade de colocar em prática tudo que estavam aprendendo na Universidade, formando o grupo Mambembando e Educando Trupe Teatral. A proposta era focar no teatro como ferramenta didática. O espetáculo que mais lhe rendera apresentações e elogios foi o “Circo Imperfeito”, uma mistura de circo e teatro que convidava a plateia a fazer parte do show. Após a formatura de finalização do curso, Juliana dos Anjos e Ana Carolina retornaram a sua cidade natal. Renata Macedo continuou a caminhada dando aulas de teatro em diversas escolas em Campo Grande e fazendo apresentações em festas e eventos como clown, perna de pau, malabarista e animadora. Em 2012, Renata convidou Jurema de Castro e Breno Moroni para remontarem o espetáculo “Circo Imperfeito”. Agora com novo elenco, o grupo passa a se chamar Mambembe Trupe Teatral. Com a vasta experiência do diretor Breno Morroni, o espetáculo muda de nome passando a se chamar “Circo Las Muchachas”, ganhando novos personagens e números circenses. Ainda em 2012 o grupo montou sua sede própria com apoio do Pontão de Cultura Guaicuru, que possui sala de figurino, sala de cenário, estúdio fotográfico, biblioteca e espaço para atividades afins. Com essa estrutura o grupo passa a oferecer oficinas de circo/teatro para crianças e adultos expandindo assim seu foco de trabalho.