Defesa Civil de Coronel Sapucaia lidera o ranking de “registros” do Estado 2018...

Publicado em: 28/02/2019 21:02 | Fonte/Agência: Defesa Civil | Autor: Assessoria de Imprensa : Junior Machado

Defesa Civil de Coronel Sapucaia lidera o ranking de “registros” do Estado e atendeu mais de 50 pessoas em 2018

A COMPDEC, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Coronel Sapucaia – MS, buscando integrar os trabalhos de atendimento no município, juntamente com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Infraestrutura, realizou diversos atendimentos no município, desde as ajudas humanitárias, concedidas pela Defesa Civil, como    concessão de lonas, galões de água mineral de 5 Litros; cestas básicas; colchões e kits dormitórios; Kits de limpeza; Kits de higiene pessoal; kits idosos e kits infantil. Além disso, houve ainda, vários atendimentos realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Programa DIAL, além da concessão de benefício social.

Ao todo a Defesa Civil do município realizou cerca de 50 atendimentos em 2018, em todos os bairros do município além dos atendimentos realizados na Aldeia Taquaperi, e na região indígena Kurussu Ambá (com concessão de galões de água mineral de 5 Litros).

Além dos atendimentos sociais, principalmente com às famílias em situação de vulnerabilidade social, a Defesa Civil sapucaiense, ampliou as informações burocráticas através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ­ (S2ID) que é um sistema elaborado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional ­ SEDEC/MI, que tem como finalidade de qualificar e integrar os dados e as informações sobre desastres, de maneira a fornecer subsídios à gestão de riscos e desastres, entre a Defesa Civil municipal, Estadual e Federal.

Com estas finalidades, a Defesa Civil sapucaiense, desde 2017, e principalmente em 2018, intensificou os trabalhos internos e “técnicos-burocráticos”, através do sistema S2ID, através de “registros”, onde o Formulário de Informação dos Desastres (FIDE) é criado. Além de ser fundamental para habilitar a edição dos demais formulários, o FIDE serve para registrar a ocorrência do desastre e para a abertura do processo de homologação estadual e reconhecimento federal. Da mesma forma, as informações gravadas no FIDE são encaminhadas ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) para as providências de apoio.

E, em todo o ano de 2018, a Defesa Civil, elaborou mais de 82 registros, sendo assim, o município que mais elaborou os registros no Estado de Mato Grosso do Sul, com diversas tipificações, além de integrar os dados como área Afetada, Seleção das Áreas Afetadas, Descrição das Áreas Afetadas, Causa do Desastre e Efeito do Desastre, Danos Humanos, Materiais, entre outras informações.

A Defesa Civil do município, juntamente com o Prefeito Rudi Paetzold, agradecem todo o apoio sempre dado ao município pela equipe da Defesa Civil Estadual coordenada pelo Sr. Ten. Coronel QOBM, FABIO SANTOS COELHO CATARINELI, (COORDENADOR DA DEFESA CIVIL DE MS).

A Defesa Civil municipal agradece ainda ao incansável trabalho da Assistência Social/CRAS, por todos os atendimentos realizados em parceria.

DEFESA CIVIL ESTADUAL SEMPRE APOIOU SAPUCAIA

Não foi a primeira vez que a Defesa Civil Estadual concedeu ajuda humanitária para o município, em Outubro de 2017, após um vendaval e intensa chuva de granizo, que devastou a cidade, a Defesa Civil municipal também, na época, recebeu ajuda humanitária da CEDEC, ao todo foram entregue mais de 210 folhas de Eternit, 30 colchões, 30 Kits dormitórios com 40 mantas, além da concessão de lonas realizadas na primeira fase de atendimento,  ao qual foram atendidas mais de 40 famílias na zona urbana (Bairros como Vila Nova, Vila Nova Esperança, Nhu Vera e Mate Laranjeira), além de atendimento as famílias indígenas na Aldeia Taquapery.

Assessoria de Comunicação & Imprensa: Junior Machado