AVANÇO! Saúde recebe smartphones para ações contra o Aedes Aegypti

Publicado em: 15/12/2017 14:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

AVANÇO! Saúde recebe smartphones  para ações contra o Aedes Aegypti

07 smartphones serão usados nos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti .

Com uma parceria entre a Prefeitura de Coronel Sapucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do MS através da Superintendência de Vigilância em Saúde, num encontro que ocorreu no Município vizinho Aral Moreira, no dia 12 de dezembro, foram entregues pela equipe estadual de Saúde, 07 smartphones que farão parte dos trabalhos de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no nosso município.

A entrega dos aparelhos foi feita para o secretário municipal de saúde, Flavio Galdino, junto com a equipe de endemias de Sapucaia.

Os dispositivos integram as ações de monitoramento realizadas pelos agentes de saúde no município, auxiliando no levantamento de informações sobre os focos e criadouros do mosquito na região monitorada.

A ação faz parte de um projeto piloto da Secretaria Estadual de Saúde implantado no Estado que está sendo considerado pioneiro em utilizar esse novo sistema de informação contra a disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya.

O sistema Endemias é um aplicativo desenvolvido pela SES/MS e instalado nos smartphones dos agentes que fornecerão os dados de cada imóvel visitado na região e a existência de criadouros.

Opções de ícones de funções que o Programa oferece são:

– Monitorar em tempo real o trabalho de campo.

– Monitorar imóveis com foco do mosquito através de um mapa que mostra a localização dos mesmos.

– Registrar com fotos, pontos críticos; depósitos de água não eliminados, para que ações imediatas sejam tomadas.

– Acompanhar o índice de infestação predial, que determina as áreas críticas de proliferação do mosquito.

– Mapear imóveis com moradores que apresentam sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya.