Prefeitura repassa benefícios do associativismo e cooperativismo aos indígenas em Sapucaia

Publicado em: 26/07/2017 09:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa/ Email: [email protected] | Autor: Paulo Escobar

Prefeitura repassa benefícios do associativismo e cooperativismo aos indígenas  em Sapucaia

As limitações técnicas e financeiras são minimizadas por meio das associações.

Um dos trabalhos mais importantes da extensão rural é o incentivo à organização rural. Por meio de cooperativas e associações, os produtores adquirem mais força e conseguem acessar o mercado mais facilmente e com mais vantagens. Pensando nisso, a prefeitura de Coronel Sapucaia por meio do Centro de Atendimento ao Produtor do Município, promoveu um curso sobre associativismo e cooperativismo, voltado para agricultores indígenas da Aldeia Taquaperi.

O Centro de Atendimento ao Produtor é fruto de uma parceria da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a Prefeitura de Coronel Sapucaia e o  Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Segundo o coordenador da Agraer de Coronel Sapucaia, Emerson Moreira, o trabalho coletivo é mais viável ao sucesso dos agricultores familiares. “O associativismo e o cooperativismo aparecem como alternativas de viabilização das atividades econômicas dos pequenos agricultores indígenas, possibilitando um caminho efetivo para participação no mercado com melhores condições de concorrência”, explica.

A instrutora do curso pelo Senar, Simone Cogorno, explicou as vantagens de unir forças entre os produtores indígenas para a formação de associações. “Através da organização eles conseguem melhores resultados daquilo que pleiteiam. As limitações técnicas e financeiras são minimizadas por meio das associações”

O indígena Jodemar Ribeiro saiu otimista do curso. “Ajudou a entender melhor sobre cooperativismo e associativismo. Eu acho que a gente pode colocar muita coisa em prática o na aldeia”, afirmou.

Estiveram presentes no encerramento do curso o coordenador da Agraer Regional Ponta Porã Antônio Carlos Peixoto, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Horst, e o diretor Municipal de Departamento de Fomento a Indústria, Comércio e Serviço, Amarildo Martins.