União reconhece situação de emergência declarada pelo município de Coronel Sapucaia

Publicado em: 20/04/2017 17:25 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência nas áreas descritas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE), no qual consta o município de Coronel Sapucaia.

O reconhecimento ocorreu por meio da Portaria nº 50, de 19 de abril de 2017 e publicada na edição desta quinta feira (20), do Diário Oficial da União (DOU), e é assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

A homologação da situação de emergência pelo Governo Federal deu-se em razão dos estragos provocados pelas fortes chuvas que vem ocorrendo desde o início do ano de 2017, (Conforme CEMTEC houve acúmulo de 334 mm de chuva entre Fevereiro e Março de 2017), principalmente nos meses de Fevereiro e Março, em que o município veio a decretar a situação de emergência no município conforme o Decreto Municipal nº 40 de 23 de Março de 2017.

O reconhecimento é o primeiro passo para que a prefeitura possa receber apoio do governo federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação de danos causados por desastres naturais.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, para ter acesso a recursos materiais e financeiros de auxílio emergencial, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Após análise técnica por equipes da Defesa Civil Nacional, o Ministério define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Conforme a portaria, para o reconhecimento de situação de emergência pela União, foram analisados vários documentos municipais como FIDE (Formulário de Informações do Desastre), DMATE (Declaração Municipal de Atuação Emergencial), Parecer Técnico municipal e Estadual, Laudo Ambiental, Relatórios Fotográficos, Laudo Meteorológico, sendo que os relatórios municipais foram desenvolvidos pela  Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município,  dirigidas pelo Coordenador Celso Ricardo M. Ferreira, e Primeiro Secretario (Anderson Brites). Também houve apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (principalmente com maquinários), do Diretor de Meio Ambiente (Kaique Ferreira) e principalmente pela equipe técnica da CEDEC/MS representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque.

Defesa Civil do município monitora as condições das pontes da zona rural

A equipe técnica da Defesa Civil vem realizando periodicamente, vistorias em pontes do município desde o mês de Fevereiro, onde, por exemplo, foi necessária a interdição de algumas pontes municipais.

Em geral as vistorias e monitoramentos foram realizados em 04 Pontes que sofreram danificações, são elas: Ponte sobre o Rio Iguatemí – Mangaí; Ponte sobre o Rio Iguatemí – Ivaé; Ponte sobre o Rio III Barras; Ponte sobre o Rio Barra de Iguatemi, no Cerro Perón II; e além de 01 Ponte destruída: Ponte sobre o Córrego Boi Jaguá, em todas estas, estão interditadas para passagem de veículos pesados.

No ultimo dia 19 de Abril, a equipe da Defesa Civil esteve realizando monitoramento em duas pontes (Ponte Rio Iguatemi-Ivaé, e na Ponte Rio Iguatemi Mangaí) e em uma estrada municipal (Estrada Cerro Peron), onde foi contatada novas danificações, como na Ponte Rio Iguatemi-Ivaé em que a base da ponte, em que semanas atrás estava com desvio, agora devido as novas chuvas, foi totalmente arrastada pela correnteza, e a Estrada Cerro Peron, também teve aumento em sua erosão, a qual esta quase rompendo/interditando a estrada.

Município recebeu visita técnica da equipe Estadual da CEDEC/MS

Em visita no último dia 05 de Março, a COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), de Coronel Sapucaia, recebeu a equipe técnica da CEDEC/MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), estiveram reunidos o Prefeito Municipal, Rudi Paetzold, o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Celso Ricardo Ferreira, Anderson Brites (Primeiro Secretário Geral da COMPDEC), Aldacir Cardinal (Secretario Municipal de Obras e Infraestrutura), Willian Delgado (engenheiro do município), Kaique E. Ferreira (meio ambiente), Jairo Horst, (Secretario Municipal de Agricultura), Adriano Vilhalva, (Secretário de Finanças), Ancelmo Lazaro (Assessor Legislativo), além do procurador do município, Dr. Rinaldo Takeshi. A equipe técnica da CEDEC/MS foi representada pelo tenente Jéferson Aparecido Albuquerque e Valter Antunes de Oliveira.

Na reunião que teve como pauta principal as ações adotadas pela COMPDEC (Defesa Civil de Coronel Sapucaia), assim como a situação do município que decretou situação de emergência (Decreto nº 40/2017), principalmente na área rural do município, referentes aos danos e prejuízos, ocasionados pelas ultimas chuvas.

O apoio da equipe técnica da CEDEC/MS foi um pedido feito diretamente na Governadoria do Estado, pelo prefeito Rudi Paetzold e pelo coordenador municipal da COMPDEC de Cel. Sapucaia (Celso Ricardo Ferreira), as equipes da COMPDEC e CEDEC/MS, estiveram em locais estratégicos da zona rural do município, em que estão recebendo apoio técnico  da Defesa Civil do município, e por volta das 14h30, ambas as equipes juntamente com o Prefeito  e o vice-prefeito, o engenheiro e secretario de Obras do Município, estiveram visitando algumas pontes e estradas municipais que sofreram danificações pelas intensas chuvas deste ano.