Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe

Publicado em: 18/04/2017 14:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Paulo Escobar

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra gripe

Campanha seguirá até 26 de maio e no dia 13 de maio será realizado o dia “D” .

A prefeitura de Coronel Sapucaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início a Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza nesta segunda-feira, 17. No Município, a vacinação começou a ser oferecida nas Unidades Básicas de Saúde, Jelson Flores Rodrigues (Vila Industrial), Moises Vitório Bortolazo (Tremembé) e Benedito Lázaro Fernandes (Vila Nova).

Serão imunizadas, inicialmente, os trabalhadores em saúde e as crianças menores de 2 anos. A partir do dia 24 a vacinação inclui gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos e a partir de 2 de maio todos os grupos podem se vacinar.

Os outros grupos do público-alvo da campanha são: idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, trabalhadores do sistema prisional, detentos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A grande novidade deste ano é que também estão contemplados os professores da rede particular e da rede pública (federal, estadual e municipal).

A vacina protege contra três subtipos da gripe, incluindo a influenza H1N1.

De acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, mesmo quem já se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a dose. Haja vista que todos os anos a vacina é modificada e o vírus também fica mais resistente.

Vale destacar que a injeção não provoca a gripe, isso é mito, e que a única contraindicação é para quem tem alergia ao ovo.

A campanha seguirá até 26 de maio e no dia 13 de maio será realizado o dia “D” de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde de Coronel Sapucaia. Para receber a vacina é importante levar o cartão de vacinação.

Cronograma de Vacinação

18 a 22 de abril - profissionais de saúde e crianças menores de 2 anos

24 de abril - gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças menores de 5 anos

A partir de 2 de maio  - idosos (mais de 60 anos);

- povos indígenas;

- presos;

- funcionários do sistema prisional;

- doenças crônicas não transmissíveis com comorbidades;

- professores da rede pública e privada

13 de maio         - Dia D da campanha > pontos de vacinação: postos de saúde.